Geral

Vacinação contra a Influenza começa neste sábado em todo o Litoral Norte

Tamoios News
Luciano Vieira/PMSS
Luciano Vieira/PMSS

Idosos estão entre o público alvo da campanha

Campanha segue até 20 de maio; pessoas nos grupos prioritários podem procurar os postos neste sábado (30)

 

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Os moradores do Litoral Norte, que estão no grupo prioritário de imunização, já podem procurar a rede de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Em todas as cidades da região a vacina começou a ser aplicada neste sábado (30) e deve seguir durante as próximas semana, até o dia 20 de maio, nos postos de saúde.

Essa vacina estava sendo muito esperada por ser um dos meios para combater a Síndrome Respiratória Aguda Grave, mais conhecida como gripe H1N1. Esse vírus tem atingido muitas pessoas em todo o Brasil, e já resultou na morte de uma pessoa este mês em Caraguatatuba. 

Como a forma de transmissão do vírus ocorre pela mão, boca e nariz, além da vacina, a população precisa adotar alguns cuidados para ficar livre da doença, como não ficar em lugar fechados e aglomerados, higienizar sempre as mãos, usar o antebraço ou um lenço descartável ao espirrar.

No grupo prioritário, que tem direito à vacina neste momento, estão as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, indígenas, portadores de doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão e trabalhadores do setor de saúde.

Em São Sebastião, a imunização poderá ser realizada de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, em 16 unidades de saúde, de Costa Norte à Sul. A vacinação também acontecerá no Centro de Saúde da região central. O município não possui casos confirmados da doença.

Já em Ubatuba, 19 postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas ininterruptamente para o atendimento dos grupos prioritários. A meta da cidade é vacinar os cerca de 16 mil usuários do SUS que pertencem a esses grupos. Até o momento, a cidade também não registra nenhum caso confirmado de H1N1.

Em Caraguatatuba todas as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação estão abertas neste sábado para o início da campanha, que seguirá nas próximas semanas. 

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, deverão ser imunizados 9.340 idosos, 160 puérperas, 969 gestantes, 2.055 trabalhadores da saúde e 5.476 crianças. Juntos, espera-se atingir a marca de 18 mil pessoas imunizadas, que representa 80% do público alvo da campanha no município.

Com a maior população do Litoral Norte, Caraguatatuba é também a cidade que está enfrentando mais problemas com o surto de H1N1. Até o dia 28 de abril, o município havia registrado 32 notificações, dos quais três foram positivos, seis negativos e 23 em investigação, aguardando resultado.

O professor Julio Isao Mera, de 37 anos anos, foi a primeira vítima fatal da doença na região em 2016. Ele faleceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), poucas horas depois de dar entrada na unidade com um quadro de insuficiência respiratória. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, como os exames não saem na hora (a demora é de cerca de dez dias), os pacientes que passam por atendimento médico e têm um quadro de gripe mais forte (não necessariamente a Gripe A) recebem tratamento com remédio específico (Tamiflu), para que o vírus não evolua e se torne H1N1. A Secretaria de Saúde garantiu que o estoque de medicamentos Tamiflu atende a demanda do momento e não há falta do mesmo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.