Saúde e Bem Estar

Vacinação Contra a Poliomielite e Campanha Três Bichos em Ubatuba

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

A saúde das crianças está no foco de duas campanhas que acontecem agora no mês de agosto, em Ubatuba. A primeira é a de vacinação contra a poliomielite que começou no sábado, 15 de agosto, com um dia “D”, de vacinação, que envolveu 16 unidades de saúde e 140 profissionais. Ela prossegue até o dia 31 de agosto em todas as unidades básicas de saúde (UBS). A meta é a de vacinar 95% das crianças entre seis meses e menores de cinco anos (em Ubatuba, isso corresponde a 5003 crianças). Até o momento, já foram vacinadas 55% das crianças.

Já a Campanha Três Bichos acontece entre os dias 20 e 27 de agosto e é organizada pela Estratégia de Saúde da Família e a equipe da Vigilância Epidemiológica do município de Ubatuba. A enfermeira Cleide Aparecida Braga de Moraes explica que a campanha é feita dentro de escolas pré-selecionadas e consiste na busca ativa de casos de hanseníase e no tratamento coletivo com medicação para o caso das verminoses.

Toda ação é realizada mediante autorização prévia dos pais e a faixa etária é de 5 a 14 anos. “No caso da hanseníase, quando detectamos alguma mancha suspeita, encaminhamos o caso para o médico do Programa de Saúde da Família que analisa e envia para o dermatologista”, explica Cleide. “No caso do tracoma, o terceiro bicho, como não há profissional capacitado no momento, esse exame não está sendo feito na campanha, apenas nas UBS, pelos médicos”.

Saiba mais sobre a poliomielite e as campanhas nacionais de vacinação

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

Em 2015, o Brasil realiza o 36° ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite. Também celebra o 26° ano sem a doença no país: desde 1989 estamos livres do poliovírus. As ações da campanha acontecerão até que a doença seja erradicada em todo o mundo.

Toda criança na idade entre seis meses de idade e menor que cinco anos deve receber a vacina, mesmo aquelas que apresentam a caderneta de vacinação em dia. São apenas duas gotinhas para estar protegido.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.