Caraguatatuba Cidades

Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública

Tamoios News
Van utilizada em transporte de pessoas foi apreendido pela Polícia (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU) a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificaram as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia.

No primeiro final de semana de fiscalização um caso inusitado chamou a atenção. Um veículo cedido pela Secretaria Estadual da Saúde a um município do interior de São Paulo com a finalidade de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) foi abordado pela equipe de fiscalização.

Na ocasião, as equipes identificaram que o veículo estava com desvio de finalidade transportando nove convidados de um casamento realizado um dia antes e que vieram conhecer a praia.

Em função da gravidade do caso, o veículo foi conduzido ao Distrito Policial sobre escolta policial. A Polícia Civil vai abrir o inquérito para investigar o caso em função do desvio de função pública para o uso do veículo.

Além disso, o motorista recebeu uma multa da Secretaria de Urbanismo no valor de 500 VRM’s ou R$ 220 mil.

“Esses veículos são mantidos com dinheiro público e devem ser utilizados exclusivamente para os fins a que se destinam, como atender às necessidades da população, especialmente no caso da saúde, que é uma área crítica, além de ser uma violação do princípio da moralidade administrativa”, disse o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.

Legislação

A Lei Municipal n° 2.456, de 7 de dezembro de 2018, determina que quem transitar pelo município sem autorização receberá multa de 2 mil VRMs (Valor de Referência do Município).

Para que veículo de turismo entre no município é preciso retirar a senha junto à Secretaria de Turismo, desde que o passageiros esteja, indo para algum estabelecimento da rede hoteleira regular para ficar, no mínimo, dois dias.

Denúncias podem ser feitas pelo Canal de Atendimento 156, via telefone ou pelo APP.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba