Cidades Ilhabela

Veleiro de expedição liderada pela Família Schurmann aporta em Ilhabela para difundir preservação dos mares

Tamoios News
Veleiro de expedição liderada pela Família Schurmann aporta em Ilhabela para difundir preservação dos mares

O veleiro Vitória Régia, integrante da expedição Voz dos Oceanos, uma iniciativa liderada pela família Schurmann, esteve em Ilhabela para propagar a mensagem de conservação e sustentabilidade do meio ambiente marinho. A embarcação esteve na cidade até esta quinta-feira (24) e partiu em direção à Ubatuba com destino final no Rio de Janeiro para o encontro do G20, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro.

Nesta segunda-feira (21), os integrantes André Calloni Souza, oceanógrafo, e Tatiana Aguiar, jornalista, palestraram para os estudantes da E.M Profª Drª Ruth Correia Leite Cardoso, E.M. Prefº Eurípedes da Silva Ferreira e E.M. Benedita Salinas com o objetivo de conscientizar para os cuidados e proteção dos oceanos. Os estudantes ainda deixaram mensagens em um grande “pergaminho” que será apresentado às autoridades presentes no encontro do G20.

A Secretária de Educação, Lidia Sarmento, a Secretária Adjunta de Governo, Maria Inês Fazzini, e o Diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Governo, Bruno Souza, também visitaram o veleiro na quarta-feira (24) e conversaram com a tripulação e com o capitão Vilfredo Schurmann. Ele contou algumas das histórias da expedição, sua experiência como morador por dez anos em Ilhabela e ofereceu dicas de iniciativas sustentáveis que conheceu durante os anos de viagem pelo Brasil e pelo mundo.

“Estou no mar já há 40 anos, minha família já está na quarta volta ao mundo e nesse tempo todo vimos muita coisa mudar com uma poluição cada vez maior. É muito plástico nos oceanos. Os peixes comem esse plástico e nós também nos contaminamos ao ingerirmos esses mesmos peixes. Para termos uma dimensão do problema, só no Brasil são 1,3 toneladas de plástico ao ano lançados ao mar”, alertou o capitão.

A expedição Voz dos Oceanos conta com o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e registra os efeitos da ação humana nos oceanos e une navegação, ciência e educação ambiental para combater a poluição nos mares e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas.

Durante a jornada de 90 dias, a tripulação tem coletado mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas, ONGs e de representantes da sociedade civil em um grande manifesto, o “ecoando vozes”, com reivindicações em defesa da conservação ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela