
Vento derrubou árvores no bairro Porto Grande, em São Sebastião
O tempo também prejudicou a travessia de balsas, que permaneceu parada durante 14 horas
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
As previsões de vento forte e ressacas no mar no Litoral Norte noticiadas pelo Portal Tamoios News foram confirmadas no último domingo (21), quando um vendaval de 90 km por hora, somado às fortes chuvas, ocasionaram prejuízos nos municípios de São Sebastião e Ilhabela.
O índice pluviométrico medido pela Defesa Civil de São Sebastião atingiu o acumulado de 72mm, referente aos três últimos dias. Segundo o setor, somente ontem choveu em quatro horas 33mm, o equivalente a 15 dias de chuvas.
As rajadas de vento provocaram quedas de árvores nas duas cidades. Em São Sebastião, por exemplo, foram 28 árvores segundo balanço da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, como o ingá plantado próximo do ponto de táxi da Igreja Matriz, no Centro Histórico. Segundo a Prefeitura, houve 17 quedas de árvores em residências e outras 11 em vias públicas.
No município de Ilhabela foram registradas quedas de árvores nos bairros Barra Velha, Água Branca, Cocaia, Green Park/Toca, Perequê, Itaquanduba e Bexiga. Em nota, a Prefeitura de Ilhabela afirmou que ninguém ficou ferido.
Também houve interrupção do fornecimento de energia provocada por danos na rede elétrica tanto em Ilhabela quanto em São Sebastião.
Casas foram destelhadas e houve quedas de coberturas de quadras esportivas, danos ao Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, e queda de muros como na Vila Tropicanga, na Costa Sul do município. Em Ilhabela, uma família do bairro Água Branca teve o telhado da casa destruído após a queda de uma árvore e foi alojada na casa de parentes.
Além disso, a travessia de balsas ficou paralisada das 11h de domingo até às 2h de domingo (22). Segundo a Prefeitura de São Sebastião, 150 usuários foram levados ao Teatro Municipal, onde receberam assistência.
A Prefeitura de São Sebastião informou também em nota que quatro famílias, em um total de nove adultos e três crianças, foram removidas para a casa de familiares. “Ainda por conta das chuvas, a Defesa Civil registrou que seis morros, entre a Costa Sul e a região central, se encontram em estado de risco de deslizamento e os mantém em monitoramento constante, entre eles, no Itatinga, Juquehy e Tropicanga”, destacou.
Aulas suspensas – Duas unidades escolares tiveram suas aulas suspensas em São Sebastião nesta segunda (22). São a Emei Chapeuzinho Vermelho, no bairro de São Francisco e a E.M. Verena de Oliveira Dória, na Topolândia.
Segundo a Prefeitura de São Sebastião, as equipes da Secretaria de Educação detectaram falta de água e queda do muro na Emei. Na outra escola houve destelhamento e foram encontrados muitos galhos de árvores pelo local.
Na Costa Norte, a quadra de esportes da escola Maria Alice Rangel, onde funciona também a Emei Elefante Colorido, no Jaraguá, foi interditada pela prefeitura. O vento derrubou a cobertura metálica, mas as aulas seguem em ritmo normal.
Eventos adiados – Devido ao temporal, uma série de eventos no município de Ilhabela precisou ser suspensa ou adiada. Foi o caso do Boteco do Camarão, na Vila, dentro do 21º Festival do Camarão, que não ocorreu no domingo e prossegue com programação normal a partir de sexta-feira (26).
Outro evento, desta vez adiado, foi o encerramento dos 7º Jogos Estudantis que passou para a próxima sexta-feira (26), às 9h30, no Polo de Educação Integrada, na Barra Velha.
Na área esportiva, a última rodada da primeira fase da 1° Divisão do Campeonato Municipal de Futebol em Ilhabela, marcada para esta segunda-feira (22), no Estádio Municipal, no Itaquanduba, foi adiada. A equipe do Aroeira enfrenta o Tradição nesta quarta-feira (24), às 19h, no Estádio Municipal do Itaquanduba. No Campo do Portinho, também às 19h, se enfrentam Perequê e Água na Boca.