Litoral Norte Vendaval

Vendaval: Foi emitido alerta de mal tempo, mas a previsão era de rajadas de vento “moderadas”

Tamoios News

O vendaval que atingiu a região no domingo(28) surpreendeu muita gente. O domingo teve uma manhã de “verão”, dia lindo, sol e muito calor. No final da tarde, no entanto, tudo mundo, o tempo fechou e as rajadas de vento chegaram a 123 quilômetros, causando muitos danos na região. Afinal o que aconteceu na tarde de domingo?

Por Salim Burihan

Apesar de todos serem surpreendidos pelo vendaval, a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado informou que emitiu um sinal de alerta. Veja a nota enviada pela Coordenadoria da Defesa Civil do Estado:

A Defesa Civil do Estado emitiu alertas durante o domingo, informando sobre a incidência de chuvas intensas, raios e ventos, nas regiões do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Sorocaba.
Os alertas foram emitidos através da Interface de Divulgação de Alertas Públicos – SMS 40199, no qual as pessoas cadastram o CEP  de sua localidade ou de interesse e passa a receber alertas meteorológicos de forma gratuita. O Centro de Gerenciamento de Emergências d Defesa Civil possui equipe de meteorologistas da Somar, para monitoramento contínuo das condições climáticas no Estado de São Paulo

É verdade, mais no aviso constava “rajadas de vento de intensidade moderada, o que tivemos em Ilhabela e São Sebastião foram ventos de até 123 quilômetros por hora.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de mau tempo no domingo, alertando da possibilidade de ventos com rajadas de até 75 quilômetros. A velocidade dos ventos teria sido bem maior, principalmente, no Canal de São Sebastião.

O aviso da Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia Marinha, alertava sobre aviso de mal tempo para o litoral entre domingo e segunda.

Conforme informou, a passagem de um ‘sistema frontal’ poderá provocar ventos intensos de até até 75 km/h, de Noroeste a Sudoeste, com rajadas, entre o litoral norte do estado de Santa Catarina, passando pelo Paraná e São Paulo para chegar também no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, entre o domingo, 28, pela manhã e a segunda, 29, pela madrugada.

Ao norte deste trecho, são esperados ventos de direção Noroeste a Sudoeste até 60 km/h, com rajadas, entre o litoral norte do estado do Rio de Janeiro e o litoral sul do estado do Espírito Santo, entre o domingo, 28, à noite e a segunda, 29, à noite.

A Marinha chegou a alertar aos navegantes que consultassem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicitou ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, capitão de fragata Wagner Goulart, os alertas são um serviço público, deviam ser respeitados, mas infelizmente, as pessoas insistem em arriscar suas vidas.

Pelo visto muita gente não levou a sério o alerta dado pela Marinha. Pescadores, barcos de passeio e de turismo foram surpreendidos na tarde de domingo.

 

Em Ilhabela, uma lancha naufragou na Ponta das Canas. A família com uma criança de nove meses foi salva por uma embarcação que estava retornando de uma pescaria com turistas chineses. A embarcação com os pescadores chineses tentava pela terceira vez cruzar o Canal de são Sebastião que apresentava mar revolto e fortes ventos.

Outra embarcação, que levava a modelo Caroline Bittencourt e o marido, o empresário Jorge Sestini, foi também atingida pelos fortes ventos quando retornava de Ilhabela para São Sebastião. Caroline se desequilibrou devido a força dos ventos e da maré e caiu do barco. Seu corpo foi encontrado ontem próximo a Praia das Cigarras em São Sebastião. O marido dela foi salvo por um barco que retornava de Ilhabela em direção à Caraguá.

Vendaval fez modelo cair de barco e morrer afogada

As embarcações de recreio e de turismo também tiveram problemas com o mau tempo. Eles também parece que desconheciam o alerta feito pela Marinha.

O Gbmar resgatou 50 pessoas, 30 delas que ficaram “isoladas” em ilhas de São Sebastião(Barra do Sahy), Caraguá(Cocanha) e Ubatuba(Ilha do Pontal, na Maranduba).

Outras 19 pessoas foram socorridas e resgatadas em Juquehy, após um banana boat virar após o vendaval. Boa parte delas foi arrastada em direção as pedras. Uma delas foi socorrida pelo Samu e está internada em São Sebastião, com suspeita de fratura cervical.

Vendaval

Como disse acima, o domingo estava lindo, mas o tempo mudou repentinamente. O que teria ocorrido na tarde de domingo? Segundo a meteorologia o que houve foi o seguinte: Primeiro, havia uma área de baixa pressão no litoral sudeste, que por si só, gera ventos fortes. Em seguida, essa baixa pressão gerou uma frente fria, que é quando um ar frio encontra um ar quente. Esse contato entre os dois gerou uma diferença de pressão e acelerou ainda mais os ventos, gerando rajadas mais fortes. Segundo a meteorologia, o tempo deve melhorar na região.

2 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.