Defesa Civil de São Sebastião emitiu alerta orientando moradores a evitar a praia e entrar em contato com o setor em caso de emergência
Desde o início do dia, a sexta-feira já deu uma amostra de como será o final de semana na região. Além das temperaturas em queda, que podem chegar às máximas de 19 graus no sábado e 20 no domingo, o mar deve ficar agitado, com ondulação que podem atingir mais de três metros.
Por isso, a Defesa Civil de São Sebastião emitiu um alerta à comunidade para ficar atenta à ressaca, que coincide com a maré cheia, e evitar ir à praia ou se aproximar das encostas.
De acordo com o chefe do setor, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, o mau tempo que atinge o município com ventos de 48 nós, o equivalente a 70km/h, já provocou quedas de árvores sobre carro em Boiçucanga, na Costa Sul e sobre a via pública, no Topovaradouro, na região central da cidade, porém sem vítimas.
Ainda conforme informou, em Juquehy, também na Costa Sul, mais precisamente no Morro do Esquimó, o rio desviou de seu curso normal e começa a atingir algumas residências. “Será necessário remover 18 famílias por medidas de segurança. Provavelmente elas serão encaminhadas para casas de parentes ou para o ginásio de esportes de Boiçucanga”, comentou Carlão.
A Defesa Civil informou que o índice pluviométrico foi de 11mm em 10 horas, o que corresponde a aproximadamente 20 dias de chuva nesta mesma época. “Orientamos a população para que aos primeiros sinais de mudanças nas condições do solo, o que inclui inclinação de árvores e água barrenta descendo dos morros, o que pode ser indício de deslizamento, entre em contato o quanto antes para nossa equipe ou do Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente”, disse Carlão.