Política

Vereadores abordam temas já discutidos e não resolvidos na sessão da Câmara

Tamoios News
Rafael César
Rafael César

Pelo menos 30 requerimentos foram discutidos na sessão

Entre os temas estão saneamento básico em Maresias, construções de pontes e revitalização das ruas da Costa Sul

Por Rafael César, de São Sebastião

A sessão de Câmara desta terça-feira (8), em São Sebastião, abordou temas que já estiveram em pauta no plenário algumas vezes e que não avançaram. A sessão teve início ás 18h30, com a presença de cerca de 40 pessoas. Como de costume a sessão foi iniciada com algumas indicações dos vereadores, além de homenagens ao dia internacional da mulher.

Pelo menos 30 requerimentos, que foram lidos e debatidos pelos vereadores durante o encontro, que se estendeu até às 21h50min. Um dos documentos solicitou ao Executivo e a secretaria de obras a revisão técnica de tubulações e estudos do lençol freático. Esse levantamento teria como objetivo analisar o real motivo das enxurradas acontecerem rapidamente em algumas regiões, quando atingidas pelas chuvas em São Sebastião.

O documento também requer a criação de uma equipe especial voltada para limpeza de escoamento e drenagem de ruas. Desta forma as fortes chuvas não afetariam tanto o município.

Para o autor do requerimento, o vereador Ercílio de Souza (SD), a Costa Sul está devastada. “Várias pontes importantes foram levadas pelas pela águas. Teve ponte que tinha 64 metros e não resistiu ao impacto da chuva. Barra do Una, Maresias, Cambury e Juqhey foram Bairros muito afetados tanto as ruas como as pontes. O secretario responsável terá um trabalho muito grande pela frente, na verdade é uma missão, porque não vai ser fácil arrumar tudo o que foi destruído”, afirmou Souza.

Na opinião da assistente social da ONG SOS social, Ana Amélia de Alvarenga Vieira Mera, 63, os sete requerimentos que falam sobre pontes, é politicagem. “Muitos vereadores apresentaram esses requerimentos só para chamar a atenção do povo, mas na verdade, quase nada vai ser feito. A prefeitura fica sempre dependendo do governo do Estado, parece que falta dinheiro para prefeitura”, disse Amélia.

Outro assunto debatido foi a não instalação do sistema de saneamento básico de Maresias. A solução apresentada em uma reunião na semana passada, entre alguns vereadores, comerciantes e uma cooperativa que estar mostrando um projeto de tratamento de esgoto que já é utilizado em Ubatuba e Praia Grande. Muitos vereadores gostaram da ideia e acreditam que essa, pode ser a saída para o problema.

“Já faz muito tempo que a Sabesp não mostra interesse em prosseguir com a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e com as outras instalações. Essa pode ser uma ótima solução para esse problema. Maresias é uma praia incrível e famosa mundialmente. É algo absurdo deixarmos a fama dela morrer por falta de responsabilidades de uma concessionária que não quer a concessão, que está brecada”, contou o vereador Reinaldo Alves Moreira Filho, o Reinaldinho (PSDB), autor do requerimento.    

Segundo Onofre Santos Neto, conhecido como Neto (PHS), o projeto parece ser ótimo e sustentável. “Estive na reunião e o engenheiro da CooAmbiental  (Cooperativa de Saneamento Ambiental), Jean Pierre, explicou com clareza as principais dúvidas de todos os presentes. Apesar de ser uma forma de privatização, a mensalidade seria de apenas R$ 35 e o serviço cobriria a área inteira do bairro, desde o sertão a avenida. Na primeira sexta-feira do próximo mês iremos nos reunir novamente  para ver maiores detalhes”, acrescentou Neto.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.