Cidades Notícias Ubatuba

Vereadores cobram concurso público para Guarda Civil Municipal de Ubatuba

Tamoios News
Foto: GCM Ubatuba

A falta de efetivo na Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba foi assunto nas duas últimas sessões da Câmara. Os vereadores Eugênio Zwibelberg (PSL) e Ita (CIDADANIA) defenderam a necessidade da realização de um concurso público para a GCM, já que o último foi realizado há 25 anos.

Na semana passada, o vereador Eugênio levantou o tema durante a 30ª sessão ordinária. “Nós temos recebido constantes reclamações de furtos na nossa cidade. Pequenos furtos a transeuntes, pessoas que estão ali na orla da praia, nos comércios, enfim. Isso tem a ver com a ausência do concurso público da guarda municipal, o último foi em 1996. A guarda está se aposentando, muitos estão tendo afastamentos por problemas físicos ou de saúde, em função da sua idade, e não há um concurso público para amparar ou para dar continuidade aos serviços prestados pela guarda municipal em Ubatuba”, afirmou o vereador.

A fala de Eugênio recebeu apoio do vereador Ita (CIDADANIA). “Concordo plenamente com o doutor, inclusive logo no início da gestão eu levei essa questão para a prefeita. Como o doutor mencionou, em 1996 que foi o último concurso nós tínhamos 73 efetivos na guarda e a população era muito menor, hoje nós estamos com população maior e com 52 guardas efetivos se não me engano”, disse Ita.

Esta semana, o tema voltou a ser comentado por Eugênio, na 31ª sessão ordinária. “A Guarda Municipal, como eu falei na sessão anterior, ela necessita de investimentos, precisa ser feito urgentemente um concurso público. A guarda tem hoje 92 guardas civis municipais. E apenas 50 e poucos estão na ativa. E desses apenas 25, se não me engano, estão na ativa efetivamente, o restante está de atestado médico. Então a situação da nossa cidade está difícil”, reforçou o vereador.

O portal Tamoios News questionou a prefeitura de Ubatuba, que não retornou até o fechamento desta matéria.