Responsáveis pela Comtur prestam esclarecimentos
A ausência de prestação de contas da Comtur –Companhia Municipal de Turismo- de Ubatuba no Portal da Transparência e a nomeação para uma superintendência da Prefeitura do engenheiro Ricardo Schumann, um dos envolvidos em 2006 na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira, esquentaram a 4ª sessão ordinária da Câmara de Ubatuba nesta terça feira (3).
Os vereadores decidiram convocar o presidente da companhia, José Lindolfo Candinho e o engenheiro responsável pela Superintendência de Gestão Política e Social, cargo criado com a reforma administrativa no ano passado, para esclarecimentos.
Em pronunciamento da tribuna na sessão anterior, no dia 24 último, o vereador Reginaldo Bibi, citou Schulmann como sendo ele “o prefeito de fato”, responsabilizando-o pela contratação de uma OS para a Saúde que vai gerir R$ 15 milhões em verbas. Da Tribuna, Shcumann disse que não responde a nenhum processo e Maurício é o timoneiro.
Declarações do vice-prefeito Sérgio Caribé na defesa da abertura urgente do Teatro Municipal –uma vergonha, segundo ele – também agitaram o plenário.
Já a gestão da arrecadação da Comtur sempre foi questionada na Câmara, tendo sido inclusive alvo de uma CPI em 2013 diante de denúncias de desvios. A decisão, tomada no início da temporada de 2015, pela cobrança de uma taxa noturna de estacionamento que chega a R$ 4,00 em algumas áreas da cidade e sem prestação de contas, gerou descontentamentos entre usuários da Zona Azul.
Do Portal da Transparência da Prefeitura consta apenas o endereço e o site da Comtur, sem nenhum dado sobre arrecadação e aplicações.