Cidades Ilhabela

Conheça os homenageados que receberão Títulos de Cidadão Honorário e de Gratidão Caiçara na sessão Solene na próxima terça-feira (18)

Tamoios News

Os vereadores da Câmara Municipal entregarão 15 Títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela e de Gratidão Caiçara aos seus homenageados durante Sessão Solene que será realizada na próxima terça-feira (18/06) às 18 horas, no Plenário do Legislativo.

Considerando o número de homenageados, faremos a apresentação em duas partes. No entanto, vale ressaltar que a entrega de todos os títulos será realizada durante a solenidade, que ainda contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo no Facebook, Youtube e pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br.

Conheça os homenageados:

Decreto Legislativo nº 001/2024, de autoria do vereador Thiago Souza Santos (Dr. Thiago), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao senhor Esdras Mendes da Costa. Conhecido popularmente como “COSTA”, natural de São Paulo (Capital), é pai de quatro filhos. No ano de 1999, com 28 anos, escolheu Ilhabela para viver, trabalhar e fincar suas raízes. Com toda sua humildade, sorriso no rosto e vontade de crescer, Costa se identificou com a cidade sendo querido por todos. No ano de sua chegada, iniciou sua jornada como empresário adquirindo seu primeiro comércio denominado ILHA BYTE (loja de computadores). Comerciante visionário, notou que Ilhabela teria um grande potencial de crescimento e no ano de 2006 passou a investir explorando a parte turística, em restaurantes, bares e supermercados, adquirindo o Standy By, no centro da cidade. A partir dai, com muita luta e vontade de crescer, inaugurou em média um comércio por ano, totalizando 21 empreendimentos, entre eles, Bar SP, Moça Bonita, Senhor Buteco, Ilha do Camarão, Conveniência TIC TAC, Adega Multivendas, Conveniência Kit Ket, loja de celular Kd, Mercado Bom Preço, Bom Preço Express, Quiosque do Camarão, Gelo Perequê, Restaurante Pitanga, Atacadista Veloso, Café Lá Cusco Curral, Restaurante Tullum e Conveniência OPS. Atualmente possui 300 funcionários registrados e mais 100 funcionários “extras” aos fins de semana, sendo um dos principais empregadores da cidade.

Decreto Legislativo nº 002/2024, de autoria do vereador presidente, Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Paulo César Francisco Chagas. César, como é mais conhecido, nasceu e cresceu no Veloso, sul da ilha. Desde muito cedo, aprendeu o valor do trabalho ao lado de seu pai, primeiro no barco de pesca e logo depois aos 13 anos, no Mercadinho de seu tio Zico. Sua determinação e habilidades o levaram ao Yacht Club de Ilhabela, onde trabalhou como marinheiro particular. Mas seu verdadeiro legado estava apenas começando. César construiu sua família ao lado de sua esposa e juntos tiveram dois filhos. Sempre trabalhando para o crescimento da família, nunca pouparam forças para isso. Sua esposa trabalhava de noite no hospital e de dia trabalhava no Quiosque Lourinho, que mais tarde se tornaria seu ponto de partida para uma jornada empreendedora. Graças ao trabalho duro e a vontade de crescer, transformaram oportunidades em sucesso. Em 2015 assumiram o ponto do Restaurante Lourinho e não demorou muito para as coisas decolarem de vez. Após a aquisição do restaurante, também adquiriram a Lanchonete Louro, localizada no bairro do Perequê, onde impulsionou ainda mais os negócios da família. Junto com seu amigo e sócio, Costa, compraram o Quiosque Camarão, antigo Barbas, localizado na Praia Grande e, construíram a Conveniência OPS em frente ao quiosque, e em breve irão inaugurar o novo Restaurante Louro. Conhecido por sua determinação, perseverança e trabalho duro, César construiu seu legado contribuindo com a geração de empregos e na economia do município, adquirindo o máximo da matéria prima local.

Decreto Legislativo nº 003/2024, de autoria do vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha), concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Padre Marcelo José de Carvalho Moura. Nascido em São José dos Campos, São Paulo, desde pequeno demonstrou interesse na vida religiosa. Trabalhou em grandes empresas, fez faculdade de Administração com habilitação em Comércio Exterior. Até que, sentindo ainda uma inquietação em seu coração, conheceu a Diocese de Caraguatatuba, no ano de 2011, quando fez um acompanhamento e no ano seguinte foi aceito para iniciar os estudos no Seminário com o objetivo de se tornar Padre. Considerado uma vocação tardia, Padre Marcelo deixou seu trabalho, renunciou diversas coisas para responder com gratidão ao chamado de Deus. Neste processo trabalhou como seminarista em Ubatuba, Caraguatatuba e em São Sebastião. Durante o último ano formativo sua querida mãe, Dona Maria do Carmo, veio a falecer, o que o motivou ainda mais a responder o chamado de Deus em sua vida. Após terminar os estudos foi designado pelo Bispo Diocesano para exercer seu ano pastoral em Ilhabela, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Sempre se destacou com seu carinho pelos jovens em acolher e na sua alegria em se aproximar das pessoas. Quando chegou a Ilhabela, em 2020, encontrou uma cidade acolhedora, porém, assim como todos, foi surpreendido pelo início da pandemia, quando a Igreja precisou ser fechada, mas mesmo assim sempre procurava um modo de levar a esperança através das redes sociais. Com a reabertura das Igrejas, foi ordenado diácono, em setembro de 2020, podendo assim realizar os batizados e casamentos dos fiéis. Com sua boa memória conquistou muitos, os chamando pelo nome e acolhendo na casa de Deus. Em junho de 2021 foi ordenado sacerdote da Igreja e permaneceu na paróquia como vigário, até que em julho de 2022 se tornou o 3° pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Ilhabela, guiando seu povo, acolhendo com um abraço, direcionando no caminho da fé e mostrando a todos o valor da fé e que são filhos de Deus.

Decreto Legislativo nº 004/2024, de autoria do vereador Edilson da Ilha, concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Carlos Alberto de Souza. Conhecido como Carlinhos Bala, cresceu no bairro do Portinho e sua infância e juventude foram cercadas por brincadeiras no mar e na areia da praia que se tornou uma extensão do seu lar. Foram bons tempos, quando os costumes tradicionais caiçaras ainda estavam presentes no cotidiano dos moradores locais. Casado e pai de três filhos, trabalhou por um tempo na Prefeitura de Ilhabela em vários setores, e uma grande parte da vida trabalhou no ramo da construção civil. Seus funcionários, na sua maioria eram jovens migrantes quem tinham dificuldades na leitura e escrita, com isso sempre buscou auxiliá-los no que precisavam. Em nova passagem pela Prefeitura, trabalhou como coordenador da Casa do Idoso, lá aprendeu muito com os idosos e lutou pela garantia de seus direitos, o respeito e a inclusão social dos mesmos. Frequentador assíduo da igreja católica, onde conheceu os serviços pastorais e movimentos religiosos, passou a se dedicar na pastoral familiar, auxiliando na formação de noivos, encontro de casais e depois passou a ser ministro extraordinário da comunhão e da palavra. Neste período, visitava doentes acamados, levando a comunhão, mas também providenciando itens básicos que a família necessitava. Foi voluntário para atender as comunidades tradicionais, levando missionários, padres, freiras para batizar os filhos dos caiçaras, celebrar casamentos, festas de padroeiro, além de alimentos e remédios. Nestas viagens, observava as belezas naturais, mas também a falta de zelo e respeito com o meio ambiente e se preocupava em relação ao lixo. Buscou formação superior na área técnica de gestão ambiental para contribuir no cuidado desta terra. Continua sendo missionário evangelizador, sempre que a Igreja necessita, coloca-se à disposição para servir e segue compartilhando seus aprendizados e vivências.

Decreto Legislativo nº 005/2024, de autoria do vereador presidente, Alessandro Abençoado, concede o Título de Gratidão Caiçara ao Pastor Alexandre Ramos. Nascido e criado no Pequeá, Alexandre cresceu em uma família grande, cercado por seus 12 irmãos, sendo ele o caçula dos homens. Rumo à carreira profissional se formou em Administração, o que anos depois permitiria a ele se tornar um servidor público. Graças ao seu esforço e determinação, em 2012 passou a desempenhar funções na Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública. Atualmente como supervisor de equipe do setor administrativo da Divisão Municipal de Trânsito, tem sido peça fundamental para toda a equipe, passando segurança a todos com quem trabalha. A vida de Alexandre não se resume apenas ao seu trabalho secular. Há mais de 25 anos, tem dedicado sua vida a obras evangelísticas como Pastor Evangélico. Atualmente, como Presidente da COMEB (Comunidade Evangélica do Bairro) e membro ativo do COMEI (Comunidade de Ministros Evangélicos de Ilhabela), é um líder espiritual cuja a vida é um reflexo do amor de Deus e do compromisso com a sua comunidade. Por meio de suas redes sociais, Alexandre não apenas compartilha a Palavra de Deus, mas também promove a beleza e os encantos de Ilhabela, bem como o seu maior hobby, a pesca. Pastor Alexandre é casado e pai de dois filhos, seu lar e sua vida são exemplos de amor, fé e união. Um verdadeiro filho de Ilhabela, cujo amor, dedicação e serviço tornam nossa comunidade mais forte, mais unida e mais abençoada.

Decreto Legislativo nº 006/2024, de autoria do vereador Ezequiel Alves, concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Eli Borges do Rego. Sua jornada de vida é entrelaçada com as tradições e os valores enraizados na cultura caiçara. Seu pai, pescador, ensinou a usar o cerco, a rede e o espinhal, instrumentos que utilizavam para pescar. Os peixes serviam como sustento da família, sendo vendidos para uma peixaria em São Sebastião. Os campos férteis da roça testemunharam os esforços incansáveis de Eli e sua família na agricultura, cultivando mandioca, batata, cana para fazer café e milho que servia para criar os animais. Em 1972, quando tinha 19 anos, iniciou sua carreira como marinheiro e caldeireiro na Petrobras, onde ficou por 25 anos. Eli também dedicou duas décadas de serviço público, contribuindo como caldeireiro no Hospital Mário Covas, onde trabalhou de 2002 a 2022. Casado, pai de quatro filhos, hoje já aposentado de suas funções, mas ainda em pleno vigor, Eli desfruta dos prazeres de viver em uma cidade tão maravilhosa, trazendo até os dias atuais a força da cultura caiçara. Apesar de ter exercido sua profissão, Eli enfatiza que assim como seu pai é pescador, um legado que o seu pai deixou para os filhos.

Decreto Legislativo nº 007/2024, de autoria do vereador Ezequiel Alves, concede Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Pastor Paulo Alves Cruz Corrêa. Casado, pai de três filhos e avô de nove netos, Paulo Alves Corrêa também é advogado, jornalista, teólogo e pastor evangélico. Iniciou seu ministério como Ministro do Evangelho ainda muito jovem, por volta dos anos 60, quando acompanhava seu pai por várias cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais, levando alento espiritual, ensinando a Palavra de Deus e fundando Igrejas. No ano de 1993 assumiu a Presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos e, a responsabilidade em administrar uma obra que abrange próximo de 800 igrejas no Estado São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Exterior. Ilhabela sempre ocupou lugar especial no coração do pastor e seu compromisso com a cidade e seu povo é verdadeiramente notável. Seu respeito à comunidade local se manifesta em ações concretas como o estabelecimento de templos evangélicos e no enviou de pastores para atuar na área espiritual e social, formando obreiros, realizando os ofícios religiosos e sacerdotais, construindo igrejas e trazendo alegria para o povo ilhabelense. Paulo Alves Corrêa estendeu o trabalho evangelístico iniciado por seu pai, hoje possui 18 templos evangélicos nos diversos pontos da cidade de Ilhabela (Barra Velha, Itaguassu, Reino, Veloso, Portinho, Ilhote, Bexiga, Green Park, Morro dos Mineiros, Castelhanos, Bonete e Armação), dando assistência à população na área social, na doação de alimentos, e também ajuda espiritual e, como nos ensina a Palavra de Deus, rogando às bênçãos de Deus sobre a cidade, seus governantes e o povo ilhabelense. Hoje, com 72 anos, Pastor Paulo, continua exercendo seu chamado com dedicação e paixão, pregando a palavra de Deus, e estendendo a mão de auxílio e amor a todos que cruzam seu caminho.

Decreto Legislativo nº 008/2024, de autoria da vereadora Diana Almeida, concede o Título de Gratidão Caiçara ao senhor José Messias dos Santos. Messias, como é carinhosamente conhecido, é casado e pai de dois filhos. Funcionário público desde abril de 1987, ingressou com cargo continuo, logo em seguida passou para chefe do setor de Cadastro, após chefe de Lançadoria e depois chefe do setor de Dívida Ativa. Foi ainda diretor do setor de Receita por 28 anos e passou oito anos como diretor do setor de Recursos Humanos (RH). Também assumiu os cargos de Secretário Executivo da Fundaci, Secretário de Serviços Urbanos e trabalhou na Defesa Civil e na Secretaria de Cultura, totalizando mais de 37 anos dedicados ao serviço público. A dedicação e a boa vontade são virtudes que marcaram sua vida no decorrer de seu percurso como servidor público e devido a seu carisma se tornou figura conhecida e querida em todos os setores da administração pública, justamente por seu jeito simples e a forma acolhedora com que trata a todos. É preciso reconhecer e valorizar todo seu empenho, brilhantismo, dedicação e competência. Messias nunca mediu esforços em fazer o melhor, mesmo ao meio de tantas turbulências, com o objetivo de atender às necessidades da população local, sem distinção de toda e qualquer situação.

Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela