Cidades São Sebastião

Vereadores de São Sebastião aprovam em primeiro turno projeto que os beneficiam na próxima eleição

Tamoios News
Câmara Municipal de São Sebastião

Na última sessão na Câmara Municipal de São Sebastião os vereadores votaram o projeto que modifica a Lei Orgânica do município, aumentando mais três cadeiras, de 12 para 15 parlamentares.

O projeto não foi divulgado até o momento da votação e sem apresentar um impacto financeiro sobre mais três cadeiras, foi aprovado pelos vereadores Daniel Soares, Ercílio, Maurício, Nabuco, Pixoxó,  Reis, Renato, Simões, Teimoso. Foram contra somente os vereadores Marcos Fuly e Wagner Teixeira, que defendem o número de 13 vereadores como o ideal,  e o vereador André Pierobon, que justificou seu voto contrário, porque não teria havido consenso entre todos os vereadores.

Munícipes

Nas redes sociais alguns munícipes se manifestaram contra esse aumento e acreditam que os vereadores votaram em benefício próprio. Com o aumento do número de cadeiras cai o coeficiente eleitoral e facilita a reeleição e assim precisarão de menos votos para ganhar uma eleição.

Câmara Municipal de São Sebastião 

Questionada pela reportagem do Tamoios News, a assessoria de comunicação da Câmara informou que o aumento do número de cadeiras foi definido por todos os vereadores e o projeto que modifica a Lei Orgânica para este fim foi assinado pela mesa diretora. A decisão pelo aumento do número de vereadores, foi em virtude do aumento populacional do município, que permite ao Legislativo ter, atualmente, até 17 parlamentares. E que não está relacionada ao recurso de royalties recebido pela prefeitura. Atualmente, a CMSS tem orçamento anual de R$ 26 milhões (com estimativa para o ano que vem entre R$ 30 e 35 Milhões), recursos que comporta a elevação no número de cadeiras, uma vez que anualmente há sobra de duodécimo repassado ao Legislativo e que é devolvido ao Executivo.

O projeto para o aumento dos parlamentares será votado em segundo turno, na sessão desta terça-feira (03/10).

Câmaras Municipais do Litoral Norte de São Paulo

Câmara Municipal de Caraguatatuba conta com 15 vereadores e o Censo Demográfico 2022 contabilizou 134.875 habitantes.
Câmara Municipal de Ilhabela tem 9 vereadores e a população da cidade chegou a 34.934 pessoas no Censo de 2022.
Câmara Municipal de São Sebastião são 12 vereadores e os dados divulgados pelo Censo de 2022 contabilizou 81.540 moradores.
Câmara Municipal de Ubatuba com 10 vereadores, de acordo com o Censo Demográfico 2022, registrou  uma população de 92.980 habitantes.

 

Constituição Federal 

O número de vereadores de uma cidade está relacionado com a quantidade de habitantes. Mas o número exato de vagas disponíveis é definido pela Lei Orgânica de cada município, respeitando o que diz o art. 29 da Constituição Federal, que relaciona o limite de vereadores de acordo com a quantidade de habitantes do município.

O art. 29 da Constituição Federal, juntamente com a Emenda nº 58, de 2009, define no inciso IV apenas um número máximo de vereadores conforme o número de habitantes do município. Mas o que estabelece de fato a quantidade de vereadores é a Lei Orgânica de cada município, a lei máxima que o rege, que respeita o que diz a Constituição Federal.

 

Nº de Vereadores Habitantes no Município
09 até 15 mil
11 mais de 15 mil até 30 mil
13 mais de 30 mil até 50 mil
15 mais de 50 mil até 80 mil
17 mais de 80 mil até 120 mil
19 mais de 120 mil até 160 mil

Redação/Tamoios News