Política

Vereadores entregam moções de reconhecimento e aplausos na Sessão da Câmara de São Sebastião

Tamoios News
Ivânio de Abreu

Ivânio de Abreu

Único projeto de lei na Casa Legislativa foi do Executivo e reescreve a área de ZEIS em Barra do Sahy

Por Rafael César, de São Sebastião

 

A sessão da Câmara de São Sebastião desta terça-feira (30) realizou uma série de homenagens a munícipes e associações. Os vereadores da Casa Legislativa entregaram quatro moções de aplausos e reconhecimento, discutiram oito requerimentos e aprovaram um projeto de lei de autoria do Executivo, em regime de urgência.

O PL reescreve área de ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Barra do Sahy, na Costa Sul. O presidente da Câmara, Luiz Antonio de Santana Barroso, o Coringa, explicou que já existe uma ZEIS no bairro e, com a ampliação dessa área, a Prefeitura poderá cumprir com suas obrigações nesses novos pontos e casas, que serão legalizadas.

“A Câmara Municipal tem que trabalhar em parceria com a Prefeitura e dar condições da administração entrar nesses núcleos habitacionais e fazer melhorias que essa população merece. Utilizamos o regime de urgência em casos importantes como esse, que demanda uma forte necessidade. Este dispositivo é previsto em lei e adianta o processo de tramitação do PL”, esclareceu Coringa.

Moções – Os primeiros homenageados da sessão foram os advogados e doutores Marcelo Galvão e Márcia Ione de Mello Souza, que também é diretora jurídica da Câmara. A homenagem aos advogados ocorre anualmente e os dois escolhidos são selecionados pela própria classe, por meio de votação. O presidente da subseção da OAB de São Sebastião, Roberto Magiolino, esteve presente e fez questão de saudar os colegas de profissão.

Para Marcelo Galvão, o momento que o Brasil vive é de extrema importância para o Direito. “Estamos passando pela votação de um processo de impeachment e assistimos a atuação de importantes advogados do país. O prêmio entregue hoje foi recebido por mim, um negro que tem muito orgulho de sua raça e uma mulher que vem atuando há 30 anos com excelência. Os tempos estão mudando e a sensação de igualdade imperando”, disse Galvão.

A segunda moção foi entregue para a professora de educação física Helza Helena Hartog, a Helzinha do Basquetebol. A professora recebeu a moção das mãos do vereador Marcos Tenório (PSC) e, acompanhada de uma parte dos seus alunos, fez um discurso na tribuna pedindo mais atenção e investimentos na estrutura esportiva do município.

“Para mim, é uma satisfação receber essa homenagem. São 20 anos de um trabalho que visa formar atletas e cidadãos. Temos dificuldades nesse percurso, porém, procuramos superá-las. Não é apenas nossa cidade que sofre com uma estrutura física ruim para o esporte, mas temos que olhar com carinho para o nosso município. Espero que os investimentos no esporte cresçam, pois ano passado fomos campeões e queremos ampliar esse trabalho”, completou.

Outras homenageadas foram as mulheres do grupo Guardiões do Tempo, do CCTI. O grupo de dança da terceira idade representa o município em competições pelo país. A autoria da moção foi do Vereador Gleivison Gaspar (PMDB).

A ex-secretária executiva e integrante do grupo, Dirce Martinoni de Almeida, 68, ensaia com as amigas desde a fundação do projeto e enxerga longevidade nas atividades. “Há 10 anos, participo do projeto e espero continuar por mais dez ou até mais. Às vezes, temos algumas dificuldades financeiras para participar de campeonatos, mas tentamos continuar mesmo assim”, contou.

Os últimos homenageados da noite foram as atletas e o coach (treinador) do time de futsal feminino de São Sebastião. O vereador Neto Onofre (DEM) foi o autor da moção de reconhecimento e aplausos e gastou quase cinco minutos do seu discurso lendo os títulos do time em sua jornada. Uma das atletas do time que não estava presente na homenagem foi convocada para a seleção brasileira e será homenageada na próxima sessão.

Deixe um Comentário