Meio Ambiente

Vertente Litorânea se reúne em Santos dia 31

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

Trata-se de reunião prévia ao Encontro Regional dias 6 e 7 de outubro que irá deliberar metas e ações em benefício ao litoral paulista e Vale do Ribeira

 

A Vertente Litorânea Paulista estará reunida em Santos, dia 31 (quarta-feira), na Agência Metropolitana (AGEM), que fica na Av. Joaquim Távora 93 – 5º andar – sala 56, Vila Mathias, Santos-SP, entre 9 e 17h. Na ocasião será definido o conteúdo de propostas – metas e ações – a ser submetido à plenária deliberativa – Encontro Regional – nos dias 6 e 7 de outubro, Ubatuba. 

As propostas foram discutidas em três oficinas de trabalho, promovidas em São Sebastião, São Vicente e Registro, áreas de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Santos, (CBH-BS) e Ribeira de Iguape (CBH-RB), que compõem a Vertente Litorânea Paulista. 

A Vertente Litorânea consta no Plano Estadual de Recursos Hídricos, onde o Estado de São Paulo é dividido em 22 unidades geográficas sendo sete Vertentes, incluindo a Litorânea que pertence à Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste com inserção pequena na Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul, com interações entre oceano, estuários, território e água doce.

A criação da Vertente Litorânea Paulista atendeu necessidade de unir esforços para esta região do Estado de São Paulo que tem características únicas e similares entre as cidades que as compõem. A primeira se refere ao contato direto ou indireto com o Oceano Atlântico, à água doce, salobra e salina. Riscos de escorregamento de encostas e erosão costeira também são comuns, assim como Unidades de Conservação e populações tradicionais.

Impacto e pressão de grandes empreendimentos, especialmente na Baixada Santista e Litoral Norte, déficit em saneamento básico para atender população fixa e flutuante, estão entre outros problemas afins. Entre as melhores características da Vertente Litorânea Paulista estão corredor ecológico com o maior remanescente do bioma Mata Atlântica, cerca de 700 quilômetros de costa, ao menos 292 praias, manguezais, nascentes e patrimônio hídrico, ainda que sob ameaça.

Os membros da Comissão da Vertente Litorânea são: Jociani Debeni, Marta Organo Negrão e Gilson Nashiro (CBH de Ribeira de Iguape e Litoral Sul); Maria Wanda Iorio, Fabrício Gandini Caldeira, Davis Gruber Sansolo eNelson Portero (CBH da Baixada Santista); Fernando Aurélio Parodi, Fábio Luciano Pincinato, Marcio José dos Santos e Iara Bueno Giacomini (CBH do Litoral Norte). O projeto “Encontro dos CBH´s da Vertente Litorânea” é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e tem como tomador o Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental.

 

Fonte: NS Comunicação

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.