Cidades Ilhabela

Vídeo: Comerciantes invadem prefeitura em busca de apoio durante a pandemia

Tamoios News

Um grupo de empresários e comerciantes de Ilhabela promovem uma manifestação no interior do Paço Municipal, em Ilhabela, para cobrar apoio da prefeitura às empresas locais durante a pandemia de coronavírus. Confira as imagens feitas por Arnaldo Júnior e Popoto Padilla:

A manifestação, prevista para ocorrer em frente ao prédio da prefeitura, acabou fazendo com que dezenas de comerciantes invadissem o prédio em busca de uma conversa com a prefeita Gracinha Ferreira. O tumulto assustou funcionários e moradores que estavam no local.

Os manifestantes querem conversar diretamente com a prefeita para exporem as suas dificuldades. Não temos ainda informações, se a prefeita Gracinha se reuniu com eles.

“Queremos que a prefeitura libere linha de créditos para que possamos manter nossas atividades e empregos. Geramos mais de 10 mil empregos na Ilha. Queremos que a prefeita atenda uma comissão para discutir a liberação de financiamentos aos comerciantes”, comentou um dos comerciantes presente à manifestação.

Os manifestantes sem serem atendidos passaram a gritar que se prefeita não saísse para conversar, eles iriam invadir a prefeitura. Foi o que acabou ocorrendo.

Reivindicações 

Eles querem que sejam viabilizadas linhas de crédito municipais, assim como o Governo do Estado oferece, através de instituições bancárias. Além disso, que os juros dos empréstimos seja de no máximo 4% ao ano, com carência para início de pagamento de 12 meses.

O grupo cobra ainda subsídio de salários de empregados registrados, auxílio aluguel e isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), taxas de fiscalização e de ocupação de mesas e cadeiras pelo prazo de duração do decreto municipal que institui a quarentena

Um documento, contendo as reivindicações, já foi entregue à Prefeitura de Ilhabela, assinado em conjunto pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), Convention & Visitors Bureau e também pela Câmara de Ilhabela.                                                                                                                                                                                                                                             As medidas pleiteadas pelos empresários são voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI), Micro Empresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), profissionais liberais e autônomos que possuem alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.

O grupo destaca que a saúde sempre será prioridade e o objetivo não é forçar a reabertura do comércio, mas sim encontrar soluções para que no final da pandemia, as empresas não sejam obrigadas a decretar a falência, agravando ainda mais a retomada da economia na cidade.

A manifestação respeitará o distanciamento entre as pessoas e a obrigatoriedade do uso de máscaras. Atos contrários a essas determinações não representam os interesses do grupo.

A Prefeitura tem concedido apoio aos moradores através do Programa “Ilhabela Unida pelo Trabalhador”, liberando cartões de alimentação e o auxílio aluguel. A prefeitura investir cerca de R$ 25 milhões no programa. A prefeita Gracinha, também, antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores.