Cidades São Sebastião

Vídeo: Moradores e turistas continuam frequentado as praias

Tamoios News
Agente de saúde de Ubatuba pede para banhistas deixarem a praia

Apesar de todo o empenho das prefeituras, moradores e turistas continuam frequentando as praias da região, neste feriado prolongado, desrespeitando as determinações impostas pelo decreto estadual.

As prefeituras recomendam aos moradores e turistas, que evitem aglomeração nas praias, mas boa parte deles parece não estar preocupado com isso.

Foram instaladas faixas e cartazes nas principais praias. Carros de som e agentes da GCM(Guarda Civil Municipal), da Defesa Civil e até do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) estão percorrendo às praias e orlas. Essa fiscalização deve permanecer até o dia 11 de maio, quando se encerra o período da quarentena determinada  pelo estado.

A falta de comprometimento de moradores e turistas tem causado redução nos índices da taxa de isolamento social que terá papel fundamental na possível liberação das atividades comerciais a partir do dia 11 de maio.

O Litoral Norte tem 154 casos confirmados da doença e seis pessoas já morreram de coronavírus. O período mais crítico da disseminação deve ocorrer na primeira quinzena de maio, segundo as autoridades da saúde, mas nada disso faz reduzir a presença de banhistas nas praias da região.

A fiscalização das prefeituras faz um trabalho de conscientização, alertando os banhistas para quem deixem a praia devido aos riscos de disseminação do coronavírus. A maioria, acaba acatando.

Para fugir da fiscalização, muitos banhistas estão procurando frequentar praias distantes e isoladas. São locais de difícil acesso e que nem sempre recebem equipes de fiscalização das prefeituras. Essas pessoas desconhecem, no entanto, que o vírus pode chegar até lá.

Em Caraguatatuba, a prefeitura tem autuado os proprietários de veículos estacionados na orla. Segundo a prefeitura, neste sábado, mais de dez proprietários foram multados  por estacionar na orla da praia. A multa de R$ 195,00, também, garante perda de 5 pontos na carteira de habilitação.

Em Ubatuba, por exemplo, os agentes de saúde retiraram da praia da Lagoinha, na região sul da cidade, até mães que brincavam com seus filhos a beira mar.

Em Juquehy, na costa sul, teve até voleibol, confirmado nas imagens de Nicolau Marcos:

Em praias como Juquehy e Maresias na costa sul de São Sebastião; Mococa e Capricórnio, em Caraguatatuba, banhistas aproveitam o feriado prolongado para caminhar, nadar e praticar esportes, como futebol, surf e voleibol.

A Prefeitura de Ubatuba programou uma ação especial para este feriado.  Cinco equipes formadas por funcionários da secretaria de Saúde, Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e guardas civis municipais percorrem desde sexta-feira(1°),  das 8h às 14h, as praias da Maranduba, Perequê-Açu e Praia Grande.