Geral Meio Ambiente

Vídeo: Projeto Baleia à Vista registra a chegada das primeiras Jubartes ao Litoral Norte

Tamoios News

Uma boa notícia: o ambientalista Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, em Ilhabela, registrou a chegada das primeiras baleias Jubartes ao Litoral Norte. O registro foi feito no fim de semana, na Ponta da Sela, em Ilhabela. Segundo Cardoso, quatro jubartes passaram pela ilha no fim de semana. Confira as imagens captadas em vídeo por Cardoso:

No ano passado, 83 exemplares de baleias foram avistados na região pelo Projeto Baleia à Vista.  O Projeto Baleia à Vista atua em Ilhabela desde 2004.

Entre janeiro e setembro de 2018, período em que as baleias passam pela costa do Litoral Norte, em direção à Antártida ou no retorno dela, um total de 83 exemplares foram avistados e catalogados pelo projeto.

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, baleias de quatro espécies foram avistadas na região no ano passado: Jubarte(42), Bryde(19), Orca(16) e Franca(6).

Cardoso, em entrevista concedida ao Tamoios News no ano passado, garantiu que de janeiro a setembro de 2018, a ong teve o maior número de registros de baleias desde que começou a registrar a presença de cetáceos em 2004. Segundo ele, as jubartes foram avistadas mais no período entre junho e setembro, quando passaram a caminho de Abrolhos(BA).

“Outra grande surpresa foi o registro de seis baleias Francas, três fêmeas com seus filhotes, avistadas nos últimos dois meses”, informou. Segundo Cardoso, ainda não dá para saber qual o motivo do aumento de baleias na costa do Litoral Norte, mas tudo indica que isso irá se repetir nos próximos anos.

“ Acreditamos que possa ter ocorrido uma mudança nas rotas de migração e um aumento no número de indivíduos das espécies(Franca e Jubarte) e desta forma isso pode ser uma tendência nova e que deve se repetir nos próximos anos”, destacou o ambientalista.

Ambientalistas Cardoso e Arlaine, do projeto Baleia à Vista, na “caça” as baleias em Ilhabela. Foto: Marcos Aurélio Nascimento

Dica

Júlio dá a dica: quem estiver navegando deve prestar atenção em concentrações de pássaros (Atobás, Trinta réis e Fragatas) atacando cardumes de peixes, deve ficar atento, pois pode ter baleia por perto.

Ele contou que durante a passagem das baleias pela região, no ano passado, foi impressionante o número de pessoas que foram ao mar, para apreciá-las. As baleias viraram atração turística.

“Ainda não temos um turismo de avistagem de baleias e golfinhos bem estruturado e será importante que isso ocorra para que as normas de avistagem sejam respeitadas, para se preservar esses animais”, destacou na ocasião.

O próprio projeto fez inúmeras divulgações sobre as normas, para evitar que baleias fossem feridas ou interrompessem a amamentação devido ao grande número de embarcações que se aproximavam delas para vídeo, fotos e selfies.

As normas são as seguintes: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear as baleias; ao avistar uma baleia reduzir a velocidade e parar se necessário a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e, nunca manter mais de duas embarcações próximas a uma baleia durante numa avistagem.

“ Quem navega pela região e, especialmente, o pessoal que faz turismo de pesca próximo as ilhas de Búzios e Vitória, quem faz passeios ao Bonete e Castelhanos  ou navega ao redor da Ilhabela, sempre pode ter a sorte de avistar alguma baleia ou grupo de golfinhos e isso é uma experiência fantástica”, garante Cardoso.

Quem quiser saber mais sobre o Projeto Baleia à Vista ou ser um colaborador dele é só entrar no site www.projetobaleiaavista.com.br, na página do facebook @projetobaleiaavista ou enviar um e-mail para projetobaleiaavista@gmail.com.