Cidades Ubatuba

Vídeos: Caiçaras “expulsam” da praia veranista que rompeu bloqueio em Ubatuba

Tamoios News

Os abusos continuam ocorrendo em praias do Litoral Norte. Veranistas, que fugiram de suas cidades de origem, para cumprir a quarenta nas cidades do Litoral Norte, continuam desrespeitando as determinações e frequentando as praias.

São comuns os registros feitos por moradores e caiçaras de veranistas nas praias durante a quarentena imposta pelo estado e prefeitura.  A cena tem sido bastante comum, principalmente, em praias da costa sul de São Sebastião, como Baleia, Maresias e Guaecá.

Ontem, a prefeitura de São Sebastião decidiu agir com rigor na praia da Baleia onde muitos veranistas aproveitavam o dia. Caminhões, máquinas e viaturas da GCM(Guarda Civil Municipal) percorreram a praia para tirar os veranistas do local. Confira no vídeo enviado pelo morador José Eduardo dos Santos:

Ontem, domingo(5), ocorreu um fato absurdo no acesso até a praia de Picinguaba, na costa norte de Ubatuba. O acesso foi fechado com uma corrente pelos moradores, para impedir a entrada de visitantes e com isso, evitar que o vírus chegue à comunidade tradicional de caiçaras.

Um turista decidiu romper a corrente e ir até a praia. O sujeito acabou se dando mal pois os moradores foram atrás dele e obrigaram a retornar.

Desde o início de março várias comunidades caiçaras bloquearam os acesso até suas praias para impedir a chegada do Covid-19. Uma atitude sensata, com o objetivo de evitar que a doença chegue até a comunidade.

Além disso, todas as prefeituras “fecharam” suas praias para evitar aglomerações. A medida valerá enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Confira as imagens divulgadas pelo Coletivo Caiçara:

 

Violência da elite

Enquanto a população tradicional caiçara da Vila de Picinguaba tenta se manter em isolamento social para evitar a propagação da COVID 19, no dia de ontem 05/04/2020, um filhote de tubarão rompeu o bloqueio na entrada da Vila acelerando seu veículo e o arremessando contra a corrente e as pessoas que estavam no local. Pessoas ficaram feridas mas o psicopata teve de retornar após ser persuadido já na praia por vários comunitários.É a filosofia de que quem tem dinheiro manda nas praias, é o genocídio caiçara se perpetuando pelo pensamento de pessoas que se acham superiores aos simples moradores de nossas comunidades.O Coletivo Caiçara de São Sebastião se solidariza com os primos e primas da Vila de Picinguaba e avisa: se o "renegado" aparecer por aqui vai levar remos nas costas!!

Posted by Coletivo Caiçara de São Sebastião on Monday, April 6, 2020