Cidades São Sebastião

Vídeos: O drama dos turistas sebastianenses retidos em Arequipa, no Peru

Tamoios News

Quatro moradores de São Sebastião estão retidos em Arequipa, no Peru, aguardando serem repatriados pelo governo brasileiro.

Giobert Mendes Gonçalves Junior, Naiara Tank Pereira, Maria Isabel Tank e Joanna Mota Santos de Oliveira estão desde o dia 9 no país.

Giobert iria retornar no dia 23 e o restante do grupo no dia 27, mas as determinações do governo peruado no combate ao coronavírus complicou tudo para os turistas sebastianenses.

“Não conseguimos cancelar as coisas, claro que em todos os locais devem estar um caos, mas acabamos que estamos gastando mais recursos, porque alguns hotéis (Como em Cusco) já tinham sido pagos”, disse Naiara.

“Chegamos no dia 9, quando ainda não estava esse caos. Conhecemos somente Lima, e huacachina…estávamos seguindo viagem pra Puno quando tudo isso aconteceu”, conta Naiara.

O grupo está isolado em um hotel de Arequipa, desde domingo(15), impossibilitados de irem até Lima, onde está sendo feito o repatriamento de turistas pelo governo brasileiro.

No vídeo, Naiara reclama da falta de atendimento pelo consulado em Arequipa:

Segundo ela, devido ao coronavírus, foi fechada as fronteiras, inicialmente ninguém entrava e ninguém saia. Também foi fechado as fronteiras entre as cidades por via terrestre.

“Aqui se pode sair de manhã, para compras, ou farmácia. Durante a tarde não é proibido a saída, mas somente para coisas simples, como colocar o lixo. E das 20h às 5h é toque de recolher, não pode sair de casa, se te encontrarem na rua vai preso”, contou Giobert.

Os turistas sebastianenses ainda não tem previsão de quando vão retornar ao Brasil. “Por que estamos em Arequipa, que fica a 16 horas de Lima. Segundo informações, o governo brasileiro estaria priorizando a retirada dos turistas que estão em Cusco e Lima.

Vídeo: Giobert conta que ninguém atende no consulado em Arequipa:

O grupo tem tido problemas com o consulado em Arequipa. No local onde deveria funcionar o consulado nunca tem ninguém. “O consulado não nos dá resposta concretas, somente falam pra gente seguir o Facebook”, explica Naiara.

Segundo Naiara, a situação está preocupante. “ Estamos preocupados principalmente porque  minha tia já tem mais de 60 anos, e outros tomam remédios controlados que não conseguimos aqui. Em relação ao vírus, tem 3 mortes confirmadas, mas está crescendo mesmo com todas as medidas que vem sendo tomadas pelo governo peruado”, relatou.

.“ Fizemos filmagens em frente ao consulado aqui de Arequipa, que vimos que tinha gente, mas ninguém nos atendeu.  Queremos ir embora, quarentena já não é legal, imagine fora do país então. Ainda mais que provavelmente aumente esse tempo de quarentena por aqui”, finalizou.