O Projeto Baleia à Vista registrou a passagem de um tubarão-baleia em Ilhabela na tarde desta segunda-feira(25). O animal nadava próximo a Baia de Castelhano, região norte da Ilha.
As imagens foram feitas pelo cinegrafista Marcos Cara durante a navegação da embarcação Capitão Ximango que contou ainda com o poio na pesquisa de Patrick Pina. Confira o vídeo do tubarão-baleia:
Hoje o Projeto Baleia a Vista fez este incrivel registro de Tubarao-baleia em Ilhabela!Obrigado aos parceiros Cap Ximango Gustavo Marcos Cará Patrick Inácio Pina pela ajuda que nos dao para divulgar essa fauna marinha incrivel da regiao!
Posted by Julio Cardoso on Monday, May 25, 2020
Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, que registra há 16 anos a passagem de baleias e animais marinhos pela região, o animal mede cerca de 12 metros de comprimento e foi avistado entre a ponta de Pirassunga e a Baia de Castelhanos, nesta segunda-feira(25).
O Projeto Baleia a Vista está em parceria com a embarcação Capitão Ximango, de São Sebastião, fazendo monitoramento embarcado de baleias. ” Nós do Baleia à Vista, fizemos o roteiro sul e vimos uma baleia de Bryde, adulta, na área do Bonete”, contou Cardoso.
Tubarão-baleia
Cardoso informou que o tubarão-baleia aparentemente se aproxima da costa atrás de cardumes de pequenos peixes.
Em geral, segundo Cardoso, eles mantém uma especie de rota passando por Ilhabela e subindo pelo litoral até o Rio, depois seguem para mar aberto.
Cardoso explica que o tubarão-baleia é’ o maior peixe existente. Segundo ele, o animal é’ super pacifico, não tem dentes e “suga” os cardumes para se alimentar.
O pesquisador informou ainda que trata-se de um animal que nada lentamente. O nome cientifico é “Rhincodon typus” e o tubarão-baleia pode chegar a mais de 10 metros de comprimento e a quase 20 toneladas de peso.
No dia 18 deste mês, foi avistada uma baleia de Bryde na região de Ilhabela. Este tipo de baleia vive e se alimenta na região do Litoral Norte. Este tipo de baleia pode chegar a 15 metros de comprimento e chegar a pesar 20 toneladas.
Segundo Cardoso, são rápidas e normalmente fogem das embarcações. O nome delas é Nome cientifico Balaenoptera brydey. As imagens feitas por uma piloto de São Sebastião mostra a baleia nadando com seus dois filhotes e realizando um salto espetacular: Reveja o vídeo:
Ontem a tarde pelas 15 horas, um amigo de Sao Sebastião, foi fazer teste de mar com sua embarcaçao e ao navegar entre a Ponta Grossa e a Ilha de Buzios registrou duas baleias de Bryde uma adulta, grande e uma filhote ou juvenil, menor.Tirou o motor, parou o barco e elas chegaram perto do barco e de repente a maior deu um salto incrivel e ele conseguiu registrar em video!!Um video fantastico e muito raro, ha poucos registros de saltos de Bryde!Interessante que a maior (adulta) fez o salto ao lado da menor que aparece no final do video perto da cauda quando o vemos em camara lenta!Um registro incrivel que ele autorizou o Projeto Baleia a Vista a publicar aqui em nosso pagina , mas pediu para nao publicar seu nome.
Posted by Projeto Baleia à Vista on Tuesday, May 19, 2020