Um dos programas escolhidos por parte dos veranistas e turistas, que visitam o Litoral Norte, neste feriado prolongado, está sendo a observação das baleias que passam pela região. Jovens, adultos, pais e seus filhos, boa parte deles, foi as praias, principalmente, em Ilhabela e São Sebastião, para ver a passagem delas.
Outros, preferiram sair de embarcações, na “caça” as baleias. Aos poucos, os vídeos feitos com o celular, vão sendo postados nas redes sociais com o registro das baleias. Conseguimos dois vídeos, um mostrando a passagem de quatro baleias, da espécie Jubarte, próximo a ilha Montão do Trigo, na costa sul de São Sebastião.
Tem outro vídeo´, também, de autoria desconhecida, feito em terra, em alguma praia de São Sebastião ou Ilhabela, de baleias passando em direção a Abrolhos, no sul da Bahia. Turistas e veranistas estão se encantando com a “passagem das baleias”. “Lindo”, “Maravilhos0”, “impressionante”…são as manifestações daqueles que fizeram os vídeos.
A passagem das baleias pelo Litoral Norte virou atração turística. É importante que na observação todos respeitem as recomendações feitas por Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista: manter a embarcação a 100 metros dos animais e desligar o motor, medidas que reduzem os riscos aos animais e evitam estressá-los.
Seria que todos os registros feitos por turistas e veranistas e, também, moradores, em fotos e vídeos sejam encaminhados ao Projeto Baleia à Vista, que desde 2004 monitora e cadastra as baleias e golfinhos que passam pela região.
Na últimas duas semanas, mais de 90 baleias já foram avistadas, número superior ao registrado ao longo de todo o ano passado. Tudo indica que as baleias continuarão proporcionando espetáculos por aqui até o mês de setembro.