Muitos turistas e moradores de Ilhabela possuem dúvidas sobre a cobrança de taxas para visitação de trilhas e cachoeiras no município. Confira a seguir o que a Fundação Florestal e a prefeitura informaram sobre o assunto.
De acordo com a Fundação Florestal (FF), o Parque Estadual Ilhabela não cobra ingresso para acesso às trilhas. No entanto, em três trilhas é obrigatória a contratação de monitores ambientais cadastrados, que recebem por seu trabalho diretamente do visitante, sem interferência da FF. Essas trilhas são Veloso, Três Tombos e Baipi.
Segundo a prefeitura, os valores que estão sendo cobrados são: R$ 30 por pessoa na Cachoeira do Veloso, R$ 20 por pessoa na Cachoeira dos Três Tombos e valor a combinar na Trilha do Pico do Baepi.
De acordo com a prefeitura, também há obrigatoriedade do acompanhamento de monitores e cobrança para a travessia do Bonete com valor a combinar.
A prefeitura também informou que outras cachoeiras com visitação pagas são: Cachoeira da Toca e Fazenda da Lage, porém são propriedades particulares e os valores não foram informados.
O Parque Estadual Ilhabela está aberto diariamente das 7h às 16h. Segundo a FF, existem orientadores de visitantes em todas as entradas de trilhas para controle de acesso e por medida de segurança, atualmente o limite é de 40% da capacidade. Após 13 de junho passará para 60%
Para saber mais, visite: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-ilhabela/