Ilhabela

Volta do feriado: motoristas enfrentam filas de até cinco horas na travessia da balsa em Ilhabela

Tamoios News
Reprodução/Dersa

Moradores já pensam em novas manifestações; até às 21h de terça apenas quatro balsas realizavam a travessia

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

A novela da travessia de balsas entre Ilhabela e São Sebastião ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15). No dia da volta do feriado prolongado de Proclamação da República, o número de balsas foi reduzido de seis para quatro embarcações. O resultado foi uma longa fila de espera do lado do arquipélago para os veículos, sentido São Sebastião, totalizando até cinco horas para embarque.

Segundo informações apuradas pelo Portal Tamoios News, a travessia de balsas transcorreu normalmente com seis embarcações até sexta-feira (11), e a capacidade máxima de 353 veículos por hora anunciada pela Dersa foi respeitada. No entanto, houve redução para três balsas já na manhã de domingo (13), quando alguns turistas começavam a antecipar a volta devido ao mau tempo dos últimos dias.

Na tarde desta terça (15), as filas começavam a crescer e chegaram até a altura do bairro Perequê e Itaquanduba, segundo internautas. No início da noite, o líder do movimento “Vem Pra Balsa”, Juliano Quaresma, postou um vídeo nas redes sociais no qual afirmava que a travessia chegou a ser paralisada devido aos ventos que chegaram a 50 km/h (27 nós). Depois, o funcionamento retornou normalmente, porém com três balsas em operação.

“Antes da paralisação havia três balsas paradas: FB-30 eixo quebrado, FB-20  não rompe a correnteza e FB-18 com motor número 2 quebrado. Ou seja, das seis balsas disponíveis, três estavam quebradas, paradas e sem condições de trabalhar”, afirmou.

Devido à situação, o movimento Vem Pra Balsa já estuda um novo protesto para cobrar soluções da Dersa sobre o problema e pedir para que as reivindicações feitas anteriormente sejam cumpridas efetivamente.

Outro lado

Questionada sobre o assunto, a Dersa informou que por volta das 16h desta terça (15) cinco embarcações realizavam as travessias. Neste mesmo horário, a FB20 foi retirada de operação devido aos ventos fortes. Às 17h10 a FB30 foi retirada devido a problemas técnicos.

Conforme informado pela empresa, ocorreram paralisações devido às más condições do tempo, das 13h45 às 14h35 e das 18h00 às 18h38. A estatal confirmou que a FB18 encontra-se em reforma e deve retornar às operações nas próximas horas.

O Twitter oficial da Dersa afirmou às 21h de domingo que quatro balsas realizam a travessia e o tempo de espera de Ilhabela para São Sebastião chega a 300 minutos (cinco horas).

Deixe um Comentário