Geral

Voluntários de Caraguá arrecadam doações para vítimas de Marina, em MG

Tamoios News
Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

Rompimento de barragens destruiu a região e deixou até o momento 11 mortos

Entregas serão realizadas no próximo sábado, diretamente para famílias vítimas do acidente que devastou a cidade mineira

Por Ricardo Hiar

Um grupo de moradores de Caraguatatuba, a partir de uma página nas redes sociais, resolveu se mobilizar para estender a mão às vítimas do acidente que destruiu a cidade de Mariana, em Minas Gerais, no último dia 5. A cidade foi desolada com o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco. Uma onda de lama e dejetos atingiu vários municípios de Minas e Espírito Santo, representando um dos maiores desastres ambientais do mundo.

Duitas pessoas, sensibilizadas diante da tragédia,  queriam ajudar de alguma forma a minimizar o sofrimento das pessoas atingidas. Foi então que a ação de um caminhoneiro, que mora em Caraguatatuba, tornou possível essa ajuda, mesmo para quem está longe do local do ocorrido.

De acordo com relatos de voluntários, o caminhoneiro, que não foi localizado pela reportagem, é natural de Minas Gerais e viaja com frequência para a região de Mariana, onde busca produtos para revender no litoral. Por conta disso, ele se ofereceu para levar um carregamento de doações na viagem que fará ao Estado mineiro, no próximo sábado, dia 21.

A dentista Fabiana Squaiella foi uma das que aderiu e espalhou a campanha pela cidade. Segundo conta, ao saber da iniciativa do caminhoneiro, ela ofereceu seu consultório para ser um dos pontos de arrecadação e buscou outros parceiros, como a escola Nova Geração, onde seu filho estuda, para também se tornar um local para entrega dos donativos. De acordo com Fabiana, muitas pessoas estão aderindo ao movimento, diante dos problemas que as famílias estão enfrentando em Mariana.

Ela explicou que tentou outros meios para realizar as doações, mas que a informação que recebeu é que só poderia oferecer ajuda em dinheiro, numa conta criada para essa finalidade. “Eu e muitas pessoas queríamos ajudar, mas com coisas que eles realmente estivessem precisando. A água, por exemplo, é algo muito necessário nesse momento. Então esse caminhoneiro que vai para lá, conhece pessoas afetadas pelo desastre e fez contatos para que as doações cheguem diretamente a elas”, completou.

De acordo com informações do Nova Geração, as doações serão recebidas no colégio até quinta-feira, para serem destinadas ao motorista na sexta. A unidade escolar ainda vai doar a arrecadação de alimentos não perecíveis, que fará na noite desta quarta-feira (18), na Fundacc, com apresentações de estudantes do ensino médio. A entrada para as atrações será um quilo de alimento e, tudo o que for recolhido será destinado para as vítimas da tragédia, que até o momento deixou 11 mortos e centenas de desabrigados.

Segundo os voluntários, a ação é apolítica e tem apenas como finalidade ajudar ao próximo, por isso, qualquer pessoa pode colaborar. Quem quiser fazer as doações, pode levar água mineral ou roupas em bom estado de conservação a um dos pontos de arrecadação.

Para mais informações, o telefone do Colégio Nova Geração é (12) 3883-7182 ou 38826450. O endereço de um dos pontos para as entregas é Rua Laércio Luis dos Santos, 135, bairro Estrela D’Alva. 

Deixe um Comentário