Meio Ambiente São Sebastião

Workshop abordou temas relacionados ao turismo ecológico, arqueológico e cultural

Tamoios News

Evento também celebrou os 41 anos do Parque Estadual da Serra do Mar e os 20 anos da implantação do Núcleo de São Sebastião

Por Maria Jaislane

Um workshop para tratar de assuntos como o turismo ecológico, arqueológico e cultural de São Sebastião, foi realizado, nesta quinta(30), em Cambury, pela Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Passeios Turísticos da região.

O Evento aconteceu no Hotel SPA NauRoyal, em Cambury na Costa Sul de São Sebastião e serviu também pra celebrar os 41 anos do Parque Estadual da Serra do Mar e os 20 anos da implantação do Núcleo São Sebastião.

A abertura foi feita por um grupo de cultura Afro, por meio da dança Maculelê, coordenado pelo mestre Toninho Carvoeiro, que desenvolve projetos nas escolas da cidade.

O gestor do Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar, Ricardo Romero, falou sobre “As diferentes perspectivas sobre o turismo em São Sebastião”, e explicou sobre os planos de manejos voltados ao tema apresentado.

Ricardo Romero, gestor do Núcleo São Sebastião do PESM

“Entre os programas e planos do uso de manejos, há o uso público, a proteção, gestão, a interação sócio ambiental, o patrimônio natural, o patrimônio cultural e a pesquisa, esses são os eixos que trabalhamos dentro da unidade de conservação”, explicou.

Segundo ele, a prioridade é a fiscalização, que é feita com apoio da Prefeitura, principalmente, no combate as ocupações desordenadas. “O turismo é uma ferramenta para que a gente possa dar um uso de qualidade, para uma área  dentro do Parque. Quando se tem uma pessoa fazendo uma trilha, ela já se torna um agente de fiscalização, por ela mesma, se encontra lixo, ela já vai se alto conscientizar”, comentou.

“Estamos tratando sobre o Trade Turístico, o foco do evento é a parte de incentivo ao turismo dentro do município”, diz o gestor do Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar.

Segundo ele, o workshop teve como foco mostrar as vertentes que têm no turismo, quais existem no município. Sobre o turismo ecológico, aventura, rural e o que está saltando os olhos do trade, que é o turismo arqueológico, pois é um tipo de turismo diferenciado para a região.

Segundo o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Alexandre Porfilho, o foco principal é a preservação, pois antes de explorar o turismo, tem que primeiro estruturá-lo para então preservá-lo.

Secretário-adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Porfilho

“Acho que se a gente conseguir ter um turismo ecológico bem fiscalizado, conseguiremos explorar um pouco mais nossas riquezas naturais. Primeiro a preservação, depois a exploração. Hoje, estamos discutindo a questão da fiscalização, da necessidade de fiscalizar mais áreas do território municipal. Sabemos que existem dificuldades financeiras, por isso que é necessário a busca por parcerias e apoios para buscarmos mais recursos. E isso já está sendo feito”, informou Alexandre Porfilho.

Segundo o ex-gestor do Núcleo do Parque, Edson Lobato, Frede, o workshop é de grande importância, pois está reunindo a parte do governo do estado, o governo municipal e o trade turístico, todo mundo que, de alguma forma tem como ajudar na conservação.

 

 

 

Deixe um Comentário