Cidades Ilhabela

Pedido de cassação contra vereador por suposta participação em “Rinha de Galos” é protocolado na Câmara de Ilhabela

Tamoios News
Foto: Arquivo Tamoios News

Morador de Ilhabela protocolou nesta segunda-feira (07/10), na Câmara Municipal, pedido de abertura de processo de cassação contra o vereador Raul Cordeiro (PSDB),  sobre suposta participação em “Rinha de Galos” (briga de galos).

No documento encaminhado a Câmara, o morador informou que teve acesso aos fatos por um veículo de comunicação da região o “Expressão Caiçara”, onde tornou pública a participação do vereador em  “briga de galos”, em uma residência no bairro Barra Velha, em Ilhabela, no dia 15 de junho de 2024. Inclusive anexou fotos da participação do parlamentar no evento. Constou também,  que a denúncia foi protocolada no Ministério Público – Grupo de Atuação Especiais de Defesa ao Meio Ambiente (Gaema), no dia 2 de outubro de 2024, em função de “Rinhas de Galo” serem ilegais no Brasil, sendo configuradas como crime de maus-tratos aos animais, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº9.605/98).

Segundo a denúncia tais eventos de maus tratos aos animais ocorrem com frequência em Ilhabela, com numerosa participação popular. Os animais são confinados e participam de tais lutas até a morte de um dos galos, inclusive utilizam de petrechos para vitimizar ainda mais o animal oponente.

Vereador Raul Cordeiro 

A reportagem do Tamoios News, entrou em contato com o vereador Raul Cordeiro, que negou a participação no evento de “Rinha de Galos”. Para o vereador trata-se de fake news eleitoral, uma vez que estava concorrendo como vice-prefeito na chapa de Manoel Marcos, pois não é ele quem aparece nas supostas fotos.

O candidato a vice-prefeito Raul Cordeiro representou a denúncia sobre a  “Rinha de Galos” na Justiça Eleitoral, e no dia 5 de outubro o juiz Vitor Hugo solicitou que a distribuição do jornal Expressão Caiçara sobre a referida matéria fosse interrompida imediatamente.

Redação/Tamoios News