O novo serviço de pedestres da Travessia São Sebastião/Ilhabela foi implantado pela Dersa na manhã deste sábado(19). Um cataramã está operando, em sistema leva e trás, de meia em meia hora, em caráter experimental, com tarifa zero por um período de quatro meses. No primeiro dia de operação, das 10h às 18h, em 14 viagens, foram transportados 1.067 pessoas e 131 bicicletas, totalizando 1.198 passageiros.
A lancha LS-02 passou por completo processo de reforma e modernização, recebendo investimentos de R$ 3,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT).
O novo serviço foi anunciado pelo secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, que realizou na quarta-feira (16) um teste operacional com a embarcação. Além do secretário, também participou do teste operacional o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.
A embarcação, do tipo catamarã, é feita em fibra de vidro e tem capacidade para transportar até 370 passageiros, incluindo 33 ciclistas. A lancha foi totalmente remodelada, recebeu novo sistema hidráulico e elétrico, nova pintura, novos equipamentos de salvatagem, novo sistema de ar-condicionado, novo sistema de monitoramento interno com câmeras, novos assentos e teve as janelas ampliadas.
A chegada da LS-02 permite separar pedestres e veículos, que hoje utilizam os ferryboats juntos. Isso possibilita um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas. Mais do que isso, a utilização das lanchas garante mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé.
Segunda lancha
O outro catamarã a compor a nova travessia de pedestres é o LS-04, também com capacidade para 370 passageiros. A lancha teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.
Oitava balsa
Várias ações já estão em curso para trazer melhorias ao sistema da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que receberá o reforço da oitava embarcação. Porém, a empresa que executava a reforma da balsa FB-20, com capacidade para 40 veículos, não cumpriu as obrigações legais e, dessa forma, a DERSA terá que convocar a segunda empresa classificada no processo licitatório para que seja dado prosseguimento à remodelação da embarcação.
Investimentos
A atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes já iniciou estudos para modernizar a operação com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários na Travessia São Sebastião/Ilhabela. Além disso, a SLT também está em tratativas para buscar soluções no curto e médio prazo para ampliar a oferta e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A disponibilização da Lancha LS 02, que está em teste, já faz parte dessas medidas.