Caraguatatuba Cidades

Vídeos: Polícia Ambiental faz apreensão recorde de palmito juçara em Caraguatatuba

Tamoios News

Policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, juntamente com agentes da Fundação Florestal receberam denúncia anônima sobre corte e extração de palmito juçara no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado no município de Caraguatatuba.

Os policiais e os agentes em posse das informações realizaram incursão em trilhas no interior do parque e após 5 horas de caminhada por volta das 14:00 horas do dia 11 de março, conseguiram localizar 2.121 unidades de palmito in natura embalados em 32 sacos, prontos para o transporte.

Confira os vídeos da operação:

 

 

Diante da confirmação da denúncia iniciou-se a procura dos infratores que perdurou até as 07:00 horas do dia 12 de março e conseguiram localizar o rancho utilizado para pernoite, porém, os infratores não foram localizados.
O crime praticado está tipificado no artigo 40 da Lei de Crimes Ambientais, n.º 9605/98, e o infrator seria autuado com uma multa no valor de R$ 1.272.600,00.

A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial Central de Caraguatatuba, onde a autoridade de Polícia Judiciária de plantão tomou ciência dos fatos e confirmou a totalidade de 1 tonelada e meia do produto apreendido. Os palmitos que estavam em condições para o consumo foram destinados a instituições de caridade de Caraguatatuba.
“O palmito se torna perigoso se não for fabricado em condições de higiene adequadas e com qualidade. Desafortunadamente, 80% da produção de palmito é clandestina e predatória.”