Pela primeira vez em Caraguatatuba, quatro ídolos do jiu-jitsu estarão na cidade para um seminário que será realizado na academia Boletta JJ, no dia 13 de agosto, às 18h. Entre eles o jovem de 18 anos Mica Galvão, prodígio no esporte.
Além de Mica, estarão presentes Diogo Reis e Fabrício Andrey, também destaques atualmente entre os atletas mundiais, e Melqui Galvão, pai de Mica e mestre dos três.
Todos são de Manaus, uma oportunidade única para conhecer a trajetória, experiências e técnicas desses ídolos, que são referência também de humildade, característica importante e fundamental para o professor Gabriel Boletta.
Boletta considera o jiu-jitsu não somente uma luta, ou exercício, mas um meio de aprendizado de princípios e valores que devem ser levados para a vida. “O jiu-jitsu representa uma preparação para a vida. No tatame aprendemos a atacar, defender e a lidar com frustrações”, diz. “O meu foco, como pessoa, é mudar a vida dos alunos fora do tatame”, completa.
O professor é faixa preta, assim como Mica, e treina jiu-jitsu há 11 anos, porém, desde criança sempre esteve envolvido com outros esportes. Em 2015 começou a dar aula em um projeto social e, desde o dia 18 de dezembro de 2021, tem se dedicado à academia, que já conta com 150 alunos, a partir dos três anos de idade.
A ideia de trazer o seminário é a de investir no que faz bem, fortalecer o esporte na cidade e seguir mudando vidas, como a dos alunos Thiago Jakob e Eduardo Augusto.
Devido à pandemia Thiago, de 43 anos, que trabalha na área da saúde, teve sobrecarga de trabalho e desenvolveu ansiedade e pânico, passou por consulta psiquiatra e tomou medicamentos, mas foi o jiu-jitsu que realmente o ajudou.
”Na última consulta a médica me orientou que procurasse algo pra fazer, como um esporte, procurei o Gabriel, mas disse que não gosto muito dessas coisas de agarrar, de pegar, porém fui apresentado ao jiu-jitsu de uma forma diferente. Foi algo fora do comum, fui cada dia aprendendo a gostar mais do jiu-jitsu”
A paixão pelo esporte foi de Thiago para seus filhos, de 4 e 5 anos, e para sua esposa. “Com dois meses de treino eu já tinha parado de tomar remédio, toda ansiedade foi deixada no tatame. Minha saúde melhorou, foi algo que fez muito bem pra mim, se pudesse vinha treinar todos os dias. Hoje eu e minha família devemos muito ao jiu-jitsu, ao Boletta, porque tem feito a diferença nas nossas vidas”, relata.
Já Eduardo, de 28 anos, começou a treinar em 2012, mas precisou parar. Porém, em 2021 foi identificado com obesidade tipo 1, estava com 122kg e outros problemas de saúde. Procurou o Boletta e, em quatro meses, perdeu 10kg.
“Fui muito bem recebido na academia, todo mundo respeitou meu processo. Não só ajudou fisicamente, mas como pessoa e também no meu foco para alcançar meus objetivos. Agora quero evoluir no esporte e chegar à tão sonhada faixa preta”, conta Eduardo.
O seminário, primeiro evento de grande porte na academia, é mais um passo pra ajudar nessa evolução. Qualquer pessoa pode participar, porém, as vagas são limitadas.
As inscrições ou informações sobre aulas podem ser obtidas através do número (12) 99640-7765. A academia fica na rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 40, no bairro Poiares.
Por Cynthia Louzada / Redação Tamoios News