Cultura

Observatório Ambiental e Cras Boiçucanga apresentam filmes com temas indígenas no mês de agosto

Tamoios News
Luciano Vieira/PMSS

Luciano Vieira/PMSS

Filmes integram projeto Conexão São Sebastião; Programação começa no dia 9 (terça-feira)

Agosto é considerado o mês do folclore e, com isto em mente, a Associação Cultural Vento Forte organizou uma programação de filmes sobre a situação indígena no Brasil. As produções serão exibidas em dois locais: no Observatório Ambiental, localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, e no Cras do bairro Boiçucanga, na Costa Sul.

“As Hiper mulheres”, primeiro a ser exibido, acompanha um ritual feminino da tripo Kuikuro, estabelecida no Xingú. O filme, com uma boa carreira em festivais importantes no mundo todo, permite entrar um pouco na realidade da tribo, suas músicas e as relações de gênero.

“Sobre os tristes trópicos” é um documentário que evoca a passagem de Levi-Strauss em terras brasilis com fotografia de Jorge Bodanzky.

Por fim, “Tupinambás – O retorno da terra” é um documentário que reúne depoimentos e imagens de arquivo, sobre a luta dos Tupinambás da Serra do Padeiro (sul da Bahia, Brasil) pela recuperação de sua terra.

Os filmes do programa, sem a pretensão de esgotar o tema, oferecem um panorama contemporâneo sobre a condição indígena, fundamental para quem quer se aprofundar na realidade brasileira.

As exibições são gratuitas e contam com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français, Prefeitura de São Sebastião e Odara Paisagismo.

PROGRAMAÇÃO POR LOCAL

CENTRO – Terças às 19h30, no Observatório Ambiental

Dia 9: AS HIPER MULHERES

Dia 16: SOBRE OS TRISTES TRÓPICOS

Dia 23: TUPINAMBÁS – O RETORNO DA TERRA

BOIÇUCANGA – Quartas, às 19h30 no CRAS – Rua Sargento Filisbino Teodoro da Silva, 200

Dia 10: AS HIPER MULHERES

Dia 17: SOBRE OS TRISTES TRÓPICOS

Dia 24: TUPINAMBÁS – O RETORNO DA TERRA

Fonte: Associação Vento Forte

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.