Cultura Litoral Norte

Pela 1ª vez, Dia da Consciência Negra é feriado municipal em São Sebastião

Tamoios News
Foto: Tyler Gebhart/ Divulgação

Litoral Norte promove diversas ações durante Semana da Consciência Negra

Por Leonardo Rodrigues

A região traz diversas atividades em razão da Semana da Consciência Negra. Este ano com uma peculiaridade. É a primeira vez que a data é considerada feriado municipal em São Sebastião. Mas para isso, os vereadores  aprovaram, em regime de urgência, o projeto que declara “Feriado Cultural Municipal da Consciência Negra todo dia 20 de novembro”. Em 2011, uma lei federal instituiu oficialmente 20 de novembro como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Em todo o país, mais de mil cidades declararam feriado nesta data. No Litoral Norte, já era feriado em Caraguá e Ilhabela, e ponto facultativo em Ubatuba. São Sebastião era o único município da região onde a data em homenagem a Zumbi dos Palmares ainda não era lembrada oficialmente. Essa é a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.

A partir desta sexta-feira (17), até o dia 26, São Sebastião realiza diversas ações em comemoração à Semana da Consciência Negra no Teatro Municipal, na Rua da Praia, na Praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga, e no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy. Ao longo da semana, acontece também o XI Encontro Nacional de Capoeira Angola de São Sebastião; o encerramento das Oficinas Culturais/2017 com o tema “Samba”; Fóruns Setoriais da Comunidade Negra; desfile de penteado afro; exposições e apresentações artísticas e culturais; cerimônias e rodas de conversa; caminhada Zumbi dos Palmares; show com a cantora Sandra de Sá, entre outros.

Segundo o diretor cultural da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana (Fundass), Adiba Cuba, no encerramento das oficinas será montada uma estrutura nos moldes dos festivais de dança. “Teremos uma super estrutura para acomodar a população e abrilhantar as oficinas culturais, menina dos olhos da Fundação”, disse.

Ele ressalta ser importantes os dois dias de fóruns sobre a comunidade negra, ouvindo as demandas da cidade sobre esse assunto, para em seguida integrarem o Plano Municipal de Cultura, que está sendo elaborado. “Outro ponto importante dessa semana é o dia da comemoração (20 de novembro), quando faremos, em parceria com Acubalin, a caminhada Zumbi dos Palmares, saindo às 8h do Tebar e percorrendo as ruas do centro da cidade, culminando em roda de conversas no Teatro Municipal”, comentou.

Já em Ubatuba, as atividades da Semana de Consciência Negra começam hoje (16). Uma roda de conversa com o Conselho Municipal de Comunidades Quilombolas abre, às 19h, a programação do evento “Negro de todas as cores”. Todas as atividades da semana acontecerão no Sobradão do Porto e marcam o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A programação inclui cinema e debate, feijoada, concurso de beleza negra, música, dança e poesia. Um dos destaques da semana é o “Sanatório Literal: SLAM para consciência”. Organizado pelo grupo Bonde Visões Periféricas, o slam é uma “batalha” de poesia e vai acontecer no domingo (19), a partir das 17h, em frente ao Sobradão. Haverá microfone aberto e varal de poesias. Para participar, é só chegar e se inscrever na hora. A ordem das apresentações será decidida via sorteio.

Nas escolas da rede municipal de Ubatuba, como parte da semana, serão realizadas atividades pedagógicas como confecção de bonecas afro, pesquisa da árvore genealógica, gráfico de etnias, rodas de capoeira e maculelê contação de história sobre a origem da capoeira no Brasil.

Em Ilhabela, segundo a Prefeitura, o Dia da Consciência Negra terá programação especial, e  promete movimentar a Praça de Lazer e Eventos do Galera, na Água Branca. As atividades começam às 14h, com oficinas de cabelo afro, máscaras afro, maquiagem afro, abayomi, capoeira e pintura. A programação ainda conta com roda de conversa, missa e apresentação do Coral Celina Pelizzari.

Desde 2007 – Em Caraguatatuba, o dia 20 de novembro é feriado municipal desde 2007. Este ano, no Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, promove o XXI Kizomba, a partir das 15h, na Praça Cândido Motta. A Kizomba é um evento promovido anualmente no feriado da Consciência Negra, apresentando a significação da data para o contexto da sociedade local.

A proposta do projeto é promover, valorizar e manter viva a cultura negra, através de grupos de expressão e manifestação cultural que se apresentam no evento, estreitando as lacunas existentes entre as políticas de ações afirmativas, o poder público, a comunidade negra e a sociedade. Kizomba, na língua africana yorubá, significa “Festa dos Negros”.

A edição deste ano conta com diversas atrações, dentre elas, um ato ecumênico, samba de roda, pinturas de rosto, oficinas de turbante, apresentação com senegaleses, maracatu, moçambique, danças afro, pagode, além de comidas típicas, como acarajé a R$ 5. A Kizomba já ocorre há 20 anos, antes mesmo da instituição do feriado, sendo sua 21ª edição em 2017. Mais informações pelo site fundacc.sp.gov.br ou pelo Facebook – facebook.com/fundacc.

Origem da data – Instituído oficialmente no Brasil pela Lei 12.519/11, a data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, que liderava o Quilombo dos Palmares na resistência contra a escravidão. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra conscientiza sobre o sofrimento, as lutas e as conquistas da população negra no Brasil e é considerado um momento de fazer o enfrentamento ao racismo, fortalecer a cultura e a identidade negra e reconhecer sua importância como elemento fundamental na formação do povo brasileiro.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado no calendário escolar, pelo governo brasileiro em 2003, como um dia de reflexão sobre o lugar do negro na sociedade brasileira, além de coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares. Atualmente, é feriado municipal em aproximadamente mil cidades do país, e feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.