Medida foi anunciada nesta quinta-feira (5), após publicação de decreto assinado pelo prefeito Felipe Augusto
Por Ricardo Hiar, de São Sebastião
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pegou muita gente de surpresa este ano em São Sebastião. Isso porque houve reajustes nas tarifas, que chegam a 300%. Por conta da necessidade de revisão dessa situação, o prefeito Felipe Augusto resolveu mudar a data dos vencimentos do imposto.
De acordo com decreto publicado na quarta-feira (4), fica prorrogado o prazo final para o pagamento da cota única do IPTU, para o dia 30 de janeiro de 2017. O pagamento do valor integral do imposto até essa data bonifica o contribuinte com um desconto de 20% sobre o total. Anteriormente, esse prazo se expirava no dia 10 de janeiro.
O mesmo acontece com a primeira parcela do imposto, que venceria também no próximo dia 10: ela poderá ser pago até o dia 30 de janeiro. A segunda parcela, cujo vencimento inicial era 10 de fevereiro e agora passou para o dia 23 seguinte. As demais parcelas seguem inalteradas.
Segundo informações da prefeitura, uma comissão será criada para analisar o caso em que houve elevação significativa de aumento do imposto. Os equívocos serão reparados. A prorrogação do prazo se deu em função da necessidade de mais tempo para poder verificar caso a caso.
Já tentei ligar diversas vezes na Divisão de Cadastro Fiscal p/ tel. (12) 3891-2117/2110 para obter informações.
Como a própria reportagem diz, os equívocos serão reparados, mas será enviado um novo IPTU com os valores ajustados para as residências ou devemos entrar com algum tipo de reclamação para que assim eles possam analisar o aumento?
O carnê do IPTU de São Sebastião pode ser pago em vários bancos, inclusive o Bradesco. Mas as agências do BRADESCO não o estão aceitando. Alguém sabe de algo sobre isso?
O cadastro fiscal de São Sebastião não atende, liguei para outras secretarias e mesmo no paço municipal disseram que não conseguem falar com esse setor, é uma vergonha … principalmente para quem possui imóvel neste município e não pode comparecer no dia de semana. Mais de um mês e não atendem telefone…Muita incompetencia e falta de respeito com quem quer pagar o carnê chegou e o desconto não abre nos bancos para colocar o valor do desconto e esse imposto é mais caro do que muita área nobre de SP.