O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu recentemente uma capacitação especializada para as equipes de enfermagem, focado no atendimento a pacientes em parada respiratória (PCR), em conformidade com os mais recentes protocolos da American Heart Association (AHA).
Este treinamento foi estruturado em dois módulos, de forma a garantir a excelência no preparo dos profissionais para situações de emergência, onde cada segundo conta. O primeiro módulo consistiu em um pré-teste online, acompanhado de um vídeo aula que abordou os conceitos e as diretrizes de um atendimento eficaz, segundo os protocolos da AHA. Já o segundo módulo trouxe simulações práticas de atendimento a PCR com casos de acordo com o perfil de cada setor treinado.
Mariana Medeiros, enfermeira da emergência da unidade, destacou a importância do Treinamento de PRC (Reanimação Cardiopulmonar) para o aprimoramento de suas habilidades. “Foi uma experiência valiosa. A capacitação prática e o aprendizado dos protocolos mais atualizados me deram a confiança necessária para agir com eficiência em situações de emergência”. Ela completou, ainda, que se sente mais preparada para trabalhar com sua equipe na missão de salvar e cuidar vidas.
A coordenadora da Educação, Cristiane Sanchez Morine, relatou a importância de oferecer um treinamento de qualidade para os profissionais. “Nosso principal objetivo é capacitar para salvar vidas. E para garantir uma aprendizagem significativa, utilizamos a tecnologia por meio de vídeoaulas, proporcionando acesso dinâmico e eficaz aos protocolos de atendimento. Além disso, realizamos simulações práticas com casos adaptados a cada setor, trazendo a realidade vivenciada pelos profissionais,” afirmou Cristiane.
Para assegurar a qualidade do treinamento, o Núcleo de Educação Continuada e Permanente (NEPP) selecionou enfermeiros de referência junto às coordenações, com o objetivo de multiplicar os conhecimentos adquiridos no módulo prático. Esses profissionais passaram por uma formação especializada oferecida pelo NEPP, que contou com o apoio fundamental da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Sebastião que forneceu os bonecos de simulação e a orientação prática para os enfermeiros de referência, contribuindo significativamente para o aprimoramento do aprendizado.
Sandra Marcondes, diretora operacional do HRLN, destacou a importância da preparação adequada para o atendimento em casos de PCR. “A atuação eficaz nesses casos é crucial. Com profissionais mais bem preparados, garantimos que a qualidade do atendimento esteja sempre alinhada às melhores práticas internacionais”, afirmou.
Participaram do treinamento mais de 300 profissionais de enfermagem, divididos entre os turnos diurno e noturno.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Regional do Litoral Norte