Caraguatatuba Cidades

Procon de Caraguá notifica 80 estabelecimentos por suspeita de preços abusivos

Tamoios News

A fiscalização realizada pelo Procon de Caraguatatuba teve 80 notificações a estabelecimentos comerciais em menos de uma semana de trabalho. Os agentes estiveram em supermercados, mercados, atacadistas, laticínios e farmácias.

O objetivo foi orientar e verificar possível prática de aumento abusivo de preços relacionado com a corrida dos consumidores preocupados com desabastecimento devido ao novo coronavírus (Covid-19).

Os estabelecimentos visitados têm até 10 dias para apresentar ao Procon as notas fiscais dos produtos recebidos e os valores que estão sendo repassados para o consumidor. “Nosso objetivo é que a população não seja penalizada e com possíveis abusos”, alerta Aliex Moreira, diretor do Procon.

Durante as fiscalizações, alguns estabelecimentos explicaram que os aumentos registrados teriam ocorrido em função dos novos produtos que receberam das empresas, em função até da corrida dos consumidores, principalmente aos supermercados, acabando com os produtos nas gôndolas e nos estoques.

“Importante ressaltar que não pode é ocorrer aumento abusivo, por isso, o consumidor que se sentir lesado, pode fotografar o produto e nos encaminhar”, diz Moreira. Os comprovantes podem ser enviados, junto com a nota fiscal, para o email procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone (12) 3897-8282.