Neste domingo (06/10) de Eleições Municipais, em locais de votação em Ubatuba (SP), eleitores se depararam com a típica sujeira de santinhos espalhados pelo chão, além de folhetos com divulgação de notícias falsas já proibidos pela Justiça Eleitoral.
Próximo à escola municipal Tancredo Neves, por volta das 11h40 da manhã, a reportagem encontrou no chão materiais contendo informações falsas envolvendo os três candidatos que aparecem entre os primeiros nas pesquisas na disputa para a prefeitura de Ubatuba: Flávia Pascoal (PL), Sato (PSD) e Professor Arnaldo (PSB).
Um dos panfletos contém a informação falsa de que a candidata à reeleição Flávia Pascoal teve registro de candidatura indeferido e que seus eventuais votos seriam anulados. A Justiça classificou as informações como “nitidamente falsas e plenamente aptas a interferir na normalidade do pleito”. Os impressos não possuem identificação do responsável pelo material.
Outro impresso impugnado que foi encontrado jogado na rua foi o “Jornal Onda”, uma propaganda eleitoral feita em papel jornal no formato tabloide, buscando atingir negativamente o candidato Sato. Segundo a Justiça, independentemente da veracidade ou da falsidade dos fatos descritos no tal “jornal”, o material tem potencial de conduzir o eleitor a erro, pois tenta se passar por conteúdo jornalístico produzido por veículo de comunicação quando na verdade é material de propaganda, ainda que de natureza negativa, produzido por candidatura adversária.
Um panfleto desmentido ontem pelo ex-prefeito de Ubatuba Mauricio Moromizato (PT) também foi encontrado, esse em maior quantidade e também nos arredores de outros locais de votação além do Tancredo, como próximo à escola estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos e próximo à escola municipal Profª Altimira Silva Abirached.
O panfleto traz a informação falsa de que a candidatura do Professor Arnaldo conta com apoio do ex-prefeito Mauricio e do presidente Lula (PT), na tentativa de enquadrar Arnaldo como um candidato da esquerda. O ex-prefeito Mauricio Moromizato gravou um vídeo denunciando o material, dizendo que a carta de apoio atribuída a ele no panfleto é falsa e afirmando que o candidato que ele e Lula apoiam é o candidato do PT de Ubatuba, Gerson Florindo. Ele também disse no vídeo que denunciaria o caso na Polícia Civil e na Justiça Eleitoral.
Redação/Tamoios News