Geral Litoral Norte

Greve de caminhoneiros afeta transporte e serviços públicos na região.

Tamoios News

Transporte público e serviços municipais são prejudicados pela greve

 

Por Salim Burihan

A greve de caminhoneiros, que protestam há três dias contra a alta no preço do combustível, já provoca a falta de álcool e gasolina nos postos da região e começa a causar impacto nos principais serviços, como o transporte público e coleta de lixo.

Posto Kajya, São Sebastião

Transporte-A Empresa Ecobus comunicou, hoje, aos usuários do transporte coletivo que, a partir desta quinta, haverá alterações nos horários em todas as linhas do município operada pela empresa.

A empresa estará adotando medidas para que possa atender a população para evitar a paralisação total da frota em todas as linhas.

A partir dessa quinta, os ônibus estarão operando normalmente das 05:00hs até as 10:00hs e posteriormente passará a operar utilizando a Tabela de Horários de Domingos e Feriados, havendo uma redução de ônibus nas linhas.

Nos horários de pico, a empresa disponibilizará ônibus de reforço para amenizar o máximo possível os transtornos causados aos clientes e usuários do transporte coletivo.

Segundo a empresa, tais medidas visa garantir o funcionamento das linhas pelos próximos dias que posteriormente não havendo a normalização do fornecimento e o abastecimento de combustível, poderá acarretar a paralisação total da frota do transporte coletivo.

Em Ilhabela, o Grupo Fênix informa que, a partir desta quinta-feira(24), irá operar com escala reduzida, para tentar garantir o funcionamento das linhas do transporte público até os próximos dias.

De acordo com a diretoria da empresa, por causa da greve dos caminhoneiros, não haverá diesel suficiente para a operação. Segundo a Expresso Fênix, todos os veículos foram abastecidos, mas caso o fornecimento não seja reestabelecido as linhas deverão funcionar, com operação parcial até sexta-feira.

Os estoques de combustível das garagens, embora sejam diariamente abastecidos, não serão suficientes. A Expresso Fênix já comunicou a prefeitura que por sua vez estuda alternativas para impedir a interrupção do serviço de transporte de passageiros na cidade e irá priorizar os horários de pico, afim de atender os trabalhadores e estudantes.

A empresa, espera que a situação se normalize o quanto antes, para evitar quaisquer tipos de transtorno aos nos clientes. Em Caraguá, a empresas Praiamar também poderá reduzir o número de coletivos a partir desta quinta-feira.

Em Ubatuba, a VERDE BUS (Transportes Cidade de Ubatuba) informa que devido à paralisação dos caminhoneiros que realizam o abastecimento de óleo diesel, os ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas de Ubatuba passarão a circular a partir desta quinta-feira(24), com a frota contingenciada, equivalente aos horários de domingos e feriados; a medida tem caráter emergencial e visa garantir a continuidade dos serviços de transportes urbana.

A Verde Bus está monitorando as operações e buscando soluções para garantir que os serviços não sofram descontinuidade nos próximos dias.

Serviços-A Prefeitura de Ubatuba informa que, em decorrência à greve dos caminhoneiros, alguns setores terão seus serviços afetados. A partir desta quinta-feira, 24, o transporte escolar ficará suspenso tanto para aulas regulares como atividades de contraturno.

Os 3 ônibus, 8 micro-ônibus e 5 vans deixarão de atender cerca de 1200 alunos das regiões mais distantes. De acordo com informação da secretaria, os serviços voltarão à normalidade assim que a disponibilização de combustíveis for normalizada.

Com relação à Saúde, a secretaria informou que possui reserva até sexta-feira, 25. Após esta data, serviços também serão prejudicados.

As máquinas da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, que excutam serviços de manutenção e zeladoria pelo município, também param a partir desta quinta-feira.

De acordo com a Sanepav, empresa responsável pela Coleta de Lixo no município, os serviços permanecerão normais até sexta-feira – data limite para o estoque de combustível da frota.

Os serviços de coleta de lixo, atendimento e transportes de pacientes pela saúde e transportes de alunos pelas prefeituras também poderão ser afetados em São Sebastião e Caraguatatuba, caso a greve dos caminhoneiros se prolongue por mais um ou dois dias.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.