Geral Ubatuba

Moradores do Itamambuca protestam contra condições ruins das ruas

Tamoios News
Fotos: Julia Braun

Lugar que já foi palco de eventos internacionais de surfe sofre com excesso de buracos

 


Por Raell Nunes

Os moradores do bairro Itamambuca, em Ubatuba, organizaram um protesto no começo dessa semana para reivindicar melhorias nas condições das vias públicas do local. Dezenas de pessoas participaram, incluindo jovens e idosos.

As condições desfavoráveis das vias na cidade estão levantando polêmica há tempos, uma vez que diversos bairros estão enfrentando a mesma problemática.

No Itamambuca, a situação é crítica. Isto porque o caminho percorrido até chegar à praia – que já foi palco de eventos internacionais é o berço do surfe em Ubatuba – é inadequado aos carros e motos e demais veículos.

Há mais reclamações no que tange aos enormes buracos nas mediações do bairro. Quando chove, por exemplo, cria-se um lamaçal nas estradas que conduz os turistas a uma das praias mais badaladas do Litoral Norte.

Os manifestantes levantavam cartazes com os dizeres: “Só queremos o que é nosso de direito”, “Chega de buracos na via de acesso”, “Salvem Itamambuca”, “Arrecadação a mil, retorno zero”, “Chega de carros quebrados” e “Mecanismo aqui não”.

Moradora do Itamambuca há 20 anos, Regina Teixeira diz que a questão do acesso à praia sempre foi muito debatida. Ela ainda conta que, no passado, a entrada do loteamento foi asfaltada, porém com uma qualidade de asfalto ruim, que trouxe enormes buracos às ruas.

“Uma manifestação por melhorias no acesso, que, por lei, devem ser feitas pela permissionária da zona azul. A ideia foi chamar a atenção para o fato de que a permissionária está em Itamambuca há muitos anos, porém não cumpre a contrapartida, exigida por lei”, acrescenta.

Segundo a turista e visitante do local, Sylvia Barbuglio, a manifestação configura-se em uma cobrança à Prefeitura por melhorias.  “Os moradores e visitantes de Itamambuca estão fazendo uma manifestação cobrando da Prefeitura o uso devido da arrecadação da zona azul, que seria principalmente deixar as vias públicas em condição de trânsito”, se queixa.

O protesto levantou várias discussões via redes sociais e também na sociedade ubatubense. Os mais críticos dizem que a cidade inteira está precisando de melhorias no que diz respeito às vias públicas. Outros mais contidos falam em se unir para melhorar o ambiente sem ajuda do poder público.

Por lei, é obrigação da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur) realizar a manutenção das ruas de acesso às praias e cachoeiras que contêm zona azul. A Prefeitura, por sua vez, informa que já começou a operação “tapa buraco” na cidade.

A reportagem apurou que na manhã desta quarta-feira (18) máquinas da Prefeitura estavam fazendo a manutenção das vias. Conforme depoimentos, estava sendo feito o asfalto da entrada do loteamento.

Os manifestantes, no entanto, acreditam que o exercício da cidadania é a única forma que a população tem de exigir os seus direitos, tanto que o movimento já começou a surtir efeito.

“Nós, sociedade civil organizada, permaneceremos atentos. E vamos continuar cobrando por manutenção das vias”, conclui Regina Teixeira.

Trabalhadores da Prefeitura fazendo manutenção da entrada do loteamento (Foto: Sociedade Amigos de Itamambuca)

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.