Cidades Ilhabela

Homem é preso por maus-tratos a gato e recebe multa de R$ 6.000,00 pela morte do animal

Tamoios News
Imagem/Polícia Militar Ambiental

Na manhã desta segunda-feira (03/02), uma equipe do Grupamento Tático da Polícia Militar Ambiental atendeu a uma ocorrência de maus-tratos a um gato no bairro do Bixiga, em Ilhabela, após uma denúncia divulgada em redes sociais.

Durante patrulhamento pela região, os policiais localizaram a residência denunciada, onde uma testemunha informou que, no dia anterior, um vizinho teria agredido um gato com pauladas e o arremessado de cima do muro para a rua.

Ao abordar o suspeito, ele confessou a agressão, alegando que tentava afastar o animal para proteger suas aves. Segundo seu relato, ao tentar espantar o gato com uma vassoura, acabou atingindo-o e derrubando-o em um buraco entre um muro e a casa. O suspeito afirmou que tentou socorrer o animal, mas foi ameaçado por populares.

O laudo veterinário confirmou que o gato sofreu politraumatismos severos e, devido ao seu estado, foi submetido à eutanásia. O delegado de plantão determinou a apresentação do autor e da testemunha na Delegacia de Polícia Judiciária de Ilhabela, onde foi realizado o complemento do Boletim de Ocorrência e o indiciamento pelo artigo 32 da Lei 9.605/98, com o responsável respondendo em liberdade.

Além das medidas penais, a Polícia Ambiental aplicou uma multa de R$ 6.000,00 conforme o artigo 29 da Resolução SIMA 005/21, agravada devido à morte do animal.

Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 190 ou pelo e-mail:  3bpamb3ciaservdia@policiamilitar.sp.gov.br, da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Fonte: Polícia Militar Ambiental