Litoral Norte Vendaval

Ilhabela decreta Estado de Emergência após ser atingida por ventos de até 123 Km/h no domingo

Tamoios News

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, decretou na madrugada desta segunda(29), Estado de Emergência no arquipélago.
A decisão foi tomada devido as fortes chuvas, com rajadas de ventos de até 123 quilômetros, que provocaram quedas de 300 árvores, interrupção no fornecimento de energia e água, interdição de vias, suspensão das aulas e desaparecimento de uma pessoa no mar.

A Prefeitura de Ilhabela informou ainda que cancelou a inauguração do CAPS( Centro de Atenção Psicossocial), que seria realizada às 10h, desta segunda.

O arquipélago foi atingido por  um vendaval, com rajadas de até 123 km/h,  que causou muitos danos. Os fortes ventos obrigou a Dersa a suspender a travessia por cerca de quatro horas.  

Embarcações foram arrastadas do mar para a terra pela força dos ventos. Uma embarcação naufragou na Ponta das Canas e uma família com uma criança de 9 meses foi resgatada por outro barco.

Os ventos derrubaram árvores na estrada de Castelhanos e a defesa civil teve que prestar socorro aos jipeiros e turistas que ficaram retidos n a estrada.

O vendaval também deixou bairros sem energia e sistema de telefonia por muitas horas.

Em São Sebastião ocorreram queda de árvores e de estruturas e fachadas nos comércios. Em Juquehy, o Gbmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) resgatou cerca de 30 pessoas que estavam em uma banana boat.  Vários bairros também ficaram sem energia e serviço de telefonia.

Em Caraguá, também, ocorreu queda de árvores e queda de energia. O Gbmar socorreu 16 pessoas que ficaram sem condições de sair da Ilha da Cocanha, na região Norte.

Segundo a Elektro,  o vendaval deixou pelo menos 24 mil residências sem energia em Ilhabela e Ubatuba. A EDP ainda realiza serviços para restaurar a energia em bairros de Caraguá e São Sebastião.

 

Deixe um Comentário