Litoral Norte Saúde

Caraguá permanece em alerta com aproximação da febre amarela

Tamoios News
Fotos: Luis Gava/PMC

Com a aproximação da febre amarela, a Prefeitura de Caraguatatuba permanece em alerta com a doença. Desde o fim de janeiro, 42.795 pessoas foram vacinadas, totalizando a cobertura de cerca de 48% da população que pode tomar a vacina. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave de acordo com o Ministério da Saúde. Ela é causada por um vírus e é transmitido apenas por vetores, neste caso, o mosquito Haemagogus no ciclo silvestre da doença. Já no ciclo urbano, que não ocorre no Brasil desde 1942, o transmissor do vírus é o mosquito Aedes aegypti.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helliene Santos, o macaco não é transmissor da doença. “Eles servem como parâmetro para identificar regiões em que ocorreu a circulação do vírus”, afirmou.

A população conta com apenas um método de prevenção à febre amarela. A vacinação. Ela é uma versão enfraquecida do vírus vivo, que ao entrar em contato com esse material, que é considerado praticamente inofensivo, o corpo humano passa a criar proteções contra o vírus, fortalecendo a saúde da pessoa imunizada dentro de dez dias após a aplicação da vacina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a chance de uma pessoa desenvolver a doença com a aplicação da vacina, é de aproximadamente três para cada um milhão de pessoas vacinadas.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.

Caraguatatuba é considerada uma região de risco da doença por estar situada no corredor ecológico da Mata Atlântica e o mosquito transmissor do vírus que está afetando a região mora exatamente na floresta. Pessoas que frequentam áreas de risco como essa, precisam estar imunizadas contra a febre amarela.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.