Meio Ambiente

Ambientalistas defendem criação de santuário de baleias no Atlântico Sul e pedem pressão popular para projeto ser aprovado ainda este mês

Tamoios News
Foto-Júlio Cardoso

Com santuário, pelo menos 51 espécies de baleias e golfinhos seriam protegidas da caça comercial segundo o Greenpeace

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, cinco países se uniram para lançar a campanha final de criação de um santuário de baleias, entre eles o Brasil. Com esse santuário, baleias e golfinhos ficariam protegidos da caça comercial, ainda executada por países como o Japão, a Noruega e a Islândia.

A proposta ganhou força na internet, principalmente devido à proximidade da votação. Ela foi atualizada e ganhou um plano de manejo com base em recomendações do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia. A próxima reunião da entidade será na Eslovênia, entre os dias 20 e 28 de outubro.

De acordo com o ambientalista e fotógrafo Júlio Cardoso, que já avistou diversas espécies de baleias no Litoral Norte, a ajuda popular é muito importante para que o santuário seja criado.

Segundo ele, internautas podem contribuir com o movimento preenchendo o abaixo-assinado virtual do Greenpeace, que já possui quase 712 mil assinaturas, e também pressionando o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) para que convença os países contrários a medida a votarem a favor da criação do santuário.

Além do Brasil, a Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão são os autores da proposta que vai à votação, no âmbito da Comissão Baleeira Internacional. A CBI é uma organização internacional que existe desde 1946 e reúne 80 países. É necessária aprovação de 75% dos países membros e, atualmente, faltam quatro votos.

Para apoiar o abaixo assinado, acesse o link a seguir, que vai direcionar para o site do Greenpeace http://bit.ly/2dNBgYZ.

baleias-1

Foto: Julio Cardoso

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.