Cidades Notícias São Sebastião

A saga do Transporte Público de São Sebastião: Alterações são anunciadas e moradores seguem reivindicando o fim das baldeações

Tamoios News
Foto: Divulgação PMSS

Uma das maiores reclamações dos moradores de São Sebastião quanto ao novo sistema do transporte público, implantado pela Prefeitura e a empresa Sou, é sobre a criação das chamadas linhas alimentadoras, que circulam pequenos trajetos dentro dos próprios bairros sendo que, anteriormente e apesar da demora, a população podia deslocar-se direto ao destino final e de interesse.

No dia 6 de dezembro, quando o novo sistema passou a vigorar, começou a “saga” do transporte público em São Sebastião. Não há um dia sequer que o Portal Tamoios News deixe de receber reclamações e denúncias de todos os tipos. Seja pela demora nos horários e integrações da baldeação, ou pelos ônibus que não param por já estarem cheios, pelos pontos lotados sem estrutura e ainda sobre a obrigatoriedade da utilização do cartão para que o valor não se torne mais caro.

Com tantas reivindicações, manifestações e uma enxurrada de comentários negativos, inclusive nas lives do Prefeito Felipe Augusto, algumas modificações foram acontecendo. A cada dia novos textos estão sendo divulgados na página da Prefeitura no intuito de convencer os usuários que este novo sistema funciona e que foi uma mudança positiva para cidade.

Mudanças anunciadas

As publicações da comunicação de São Sebastião, divulgadas ontem, quarta-feira (21), anunciaram a correção no horário de saída da linha Morro de Abrigo/Centro, passando de 7h30 para 7h20 e também a criação de três novos horários da linha Escolinha Jaraguá-Rodoviária, a partir desta quinta-feira (22).

Os novos horários para a linha regional Escolinha-Jaraguá atendem os horários denominados de pico: 6h00, 07h00 e 08h00, com o retorno (Rodoviária-Escolinha) disponibilizados nos horários 16h30, 17h30 e 18h30. Ainda segundo a Prefeitura, as novidades “atendem às solicitações de usuários”.

Sabemos que estas mudanças até poderiam surtir algum efeito, porém, muitas pessoas seguem insatisfeitas e preocupadas como cita uma moradora da cidade ao fazer o seguinte comentário em uma publicação das redes sociais da prefeitura: “nem todo mundo entra no trabalho no horário da manhã, queremos que as linhas voltem a ser o que eram antes, simples assim”.

Outros comentários como “quem elogia este sistema é porque não anda de ônibus” são vistos diariamente desde a implementação das baldeações. A população sebastianense segue pedindo uma resposta concreta e simples, reparar o erro e tornar o sistema como era antes, sem baldeações.

Moradores do Cascalho, na costa sul do município, também seguem esperando o retorno da antiga linha. Até o fechamento desta matéria ainda não foi informada qualquer mudança para eles.

Enquanto isso, a Prefeitura ainda não se manifestou quanto ao documento protocolado no dia 14/12 com a solicitação da Câmara Municipal, como segue publicado: “Os vereadores de São Sebastião solicitaram, ao prefeito Felipe Augusto, o cancelamento do sistema de conexão do transporte público implementado pelo Poder Executivo sem qualquer informação aos munícipes, principais interessados em um transporte público de qualidade”.

O final de ano chegou! Muitos órgãos entram em recesso, funcionários públicos, em sua maioria andam de carro, e a população, aquela que mais trabalha pela cidade nesta época de festas e temporada, continua indignada, preocupada e atrasada.

Por  Daniele Murillo / Redação Tamoios News