Cidades São Sebastião

Comunidade Amiga do Rio vai apresentar alternativas de saneamento descentralizado em Cambury, São Sebastião

Tamoios News

No dia 16 de abril, a partir das 18h, a iniciativa Comunidade Amiga do Rio vai apresentar para todo o bairro de Cambury, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, os resultados de dois anos de estudos ambientais e socioeconômicos no território. Com foco nas cinco Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do bairro, sendo elas Vila Débora, Vila Barreira, Piavú, Areião e Lobo Guará, o objetivo do projeto foi formular planos executivos para a implantação de tecnologias alternativas e descentralizadas de tratamento de esgoto na região, levando em consideração suas especificidades. Esses planos foram desenvolvidos com base em estudos ambientais e socioeconômicos realizados por uma equipe de engenharia ambiental e sanitarista, educadoras ambientais e moradores da região.

O evento propõe uma mostra de materiais que compõem os resultados destas pesquisas e estudos, como por exemplo a análise de solo, monitoramento do rio Cambury e estudos geotécnicos sobre as áreas de risco na região. Também serão apresentadas as pesquisas socioeconômicas, que olharam para o crescimento populacional da região.

A iniciativa Comunidade Amiga do Rio está ligada ao Programa Saúde Ambiental do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA, que já trabalha a pauta do saneamento no Litoral Norte desde 2017, através de apoio indireto por meio de formações com lideranças comunitárias, moradores e representantes governamentais. A questão da falta de saneamento é um problema de todo o bairro de Cambury, que não tem nenhuma cobertura pública para coleta e tratamento de esgoto. Porém, o projeto só pôde ser desenvolvido dentro das 5 ZEIS que compõem o bairro, onde há uma expressão de moradores residentes fixos alta e são consideradas áreas prioritárias para o atendimento de infra-estrutura local. Segundo os últimos dados oficiais do Município de São Sebastião (Plano de Saneamento Municipal, 2018) essas cinco comunidades abrigam cerca de 5 mil moradores. No entanto, dados da pesquisa de campo do projeto, demonstram que hoje a população fixa está em torno de 10 mil moradores.

No evento, no dia 16 de abril, também acontecerá um cine debate apresentando a minissérie documental “Esgotados- A crise sanitária de Cambury”, realizada a partir do projeto. A série mostra em 4 partes o retrato desse território, com entrevistas com moradores locais que falam dos desafios para o enfrentamento da falta de saneamento básico na região e a luta pela moradia digna para todos.

O evento será aberto para moradoras e moradores da cidade de São Sebastião, além de organizações locais, poderes públicos e empresários. Comunidade Amiga do Rio é uma iniciativa do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental- FunBEA, viabilizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte de SP – CBH – LN, com patrocínio do Fundo de Recursos Hídricos – FEHIDRO e Governo do Estado de SP.

Próximos passos

O evento marca o final de uma fase de extrema importância para o desenvolvimento sustentável, principalmente, em locais de Mata Atlântica preservados: estudos e levantamentos socioambientais.

Segundo a secretária executiva do FunBEA, Semíramis Biasoli, “Temos que ter prioridade neste assunto. Existem alternativas e podem ser implantadas através da vontade política e engajamento da população da região.” O FunBEA que tem por missão, mobilizar recursos para que cheguem até as bases comunitárias, promove no Litoral Norte de SP um Círculo de Doadores Territoriais, um projeto na base da Filantropia Comunitária, tendo os atores do lugar em diálogo, protagonistas de suas demandas. “Existem fundos públicos para trabalhar o saneamento, e demonstramos com esse estudo, que é possível implementar diferentes soluções para enfrentar esse problema. E queremos fortalecer as organizações locais para acessarem esses recursos, para que as comunidades, através do seu engajamento e mobilização social, possam incidir e decidir o seu próprio futuro.”

Ainda para o encerramento desta fase de diagnóstico conduzida pelo FunBEA, a iniciativa quer cadastrar o máximo possível de moradores que tenham interesse nessas tecnologias alternativas e descentralizadas. Esse cadastro será entregue ao Comitê de Bacias Hidrográficas e a Prefeitura Municipal, e apoiará a pressão popular e mobilização para a melhoria da infraestrutura para todos no bairro. O cadastro pode ser acessado neste formulário.

Esgotados

A partir deste material, o fundo também produziu uma série documental com quatro episódios entrevistando moradores, ativistas, engenheiros sanitários e profissionais que atuam diretamente no território e estará disponível a partir do dia 19 de abril nas plataformas digitais do FunBEA.

Esgotados é um retrato sobre a falta de saneamento do bairro de Cambury, um dos locais onde ainda se preserva a Mata Atlântica brasileira, que fornece grande parte da água consumida pelo Brasil. Cada episódio mostra um pouco dessa realidade, de como a falta de infraestrutura afeta o meio ambiente e toda uma cadeia econômica movida pelo turismo. A série ainda mostra  soluções alternativas para o saneamento básico e a com isso, a proteção das vidas e dos rios da região.

Teaser para série: https://www.instagram.com/p/C41nATrvruq/

Serviço:

Dia: 16/04/24

Horário: 18h

Local: Arena Pau Brasil – Rua Caxeta, 30 – Areião – Cambury- São Sebastião/ SP

Fonte: FunBEA