Cidades São Sebastião

Crescimento desordenado e áreas de invasão são temas de reunião da polícia ambiental em São Sebastião

Tamoios News

O Comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental Capitão PM Carlos Magno e representantes da unidade, reuniram-se nesta semana com o Secretário do Meio Ambiente do município de São Sebastião Flávio Fernandes de Queiroz e fiscais do município. O encontro abordou temas cruciais relacionados às infrações ambientais na região, com destaque para áreas de invasão.

Um dos pontos centrais da discussão foi a análise das características das infrações ambientais em São Sebastião. O crescimento desordenado e as áreas de invasão emergiram como preocupações críticas, demandando ação imediata para preservação e restauração do ecossistema local e preservação da vida humana.

Os representantes da Polícia Militar Ambiental apresentaram estratégias para intensificar o policiamento especializado e garantir o cumprimento das leis ambientais. A ideia é fortalecer a presença policial nas áreas de invasão, visando coibir atividades ilegais que contribuem para a degradação do meio ambiente, tendo como fator primário a implantação da Atividade Delegada Ambiental no município. Essa medida permitirá que policiais, em seus momentos de folga, reforcem o efetivo na fiscalização ambiental, concentrando esforços nas áreas de interesse, como encostas de morro e áreas de preservação permanente. Essa parceria entre a Polícia Militar Ambiental e o órgão público municipal visa potencializar a capacidade de resposta diante das ameaças ambientais.

A iniciativa demonstra o comprometimento conjunto das autoridades locais e da Polícia Militar Ambiental em combater as infrações ambientais, promover o desenvolvimento sustentável e garantir a preservação do rico ecossistema da região de São Sebastião. Além disso, a reunião foi marcada pela apresentação dos novos oficiais recém-transferidos para o Policiamento Ambiental. Esses profissionais desempenharão um papel crucial na coordenação das operações e no fortalecimento das ações de preservação ambiental, atuando principalmente na elaboração de estratégias, controle de estatísticas, análise de informações de inteligência e comando da tropa operacional, visando maior eficiência e pronta resposta frente às denúncias e constatações “in loco” de infrações ambientais, assegurando benefícios significativos para o meio ambiente e para as futuras gerações.

Fonte: Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo