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Flávia Pascoal propõe nova logomarca oficial para a Prefeitura de Ubatuba

Tamoios News
Logomarca instituída pela Lei 3974/2017 do ex-prefeito Sato e proposta de nova logomarca segundo PL 95/2021 da prefeita Flávia.

A Prefeita Flávia Pascoal (PL) quer modificar a logomarca da Prefeitura de Ubatuba instituída por lei pelo ex-prefeito Délcio Sato (PSD) em 2017. O projeto de lei 95/2021, de iniciativa do Executivo, contendo a proposta da nova logomarca, foi protocolado no dia 30 de julho na Câmara. A proposta consiste no nome “Ubatuba”, acrescido de uma bandeira estilizada e das expressões “Prefeitura de” e “Capital do Surfe”.

Por lei, o uso da logomarca oficial é facultativo e pode se dar nos próprios municipais, móveis e imóveis, nos logradouros públicos em geral, placas de publicidade ou de identificação de obras públicas, uniformes, documentos e publicações de atos oficiais. 

A justificativa do PL 95/2021 é assinada pela Secretária de Comunicação Social, Tatiana Cômitte Camargo, que defende que o novo logotipo proposto “apresenta legibilidade, estética e equilíbrio de cores”. Ela explica que a frase “Capital do Surfe” foi mantida conforme determina a Lei Municipal 1454/95. E que “a paleta de cores do logo inclui as cores do Brasão”.

O projeto apresenta um manual de identidade visual com um guia de uso da marca contendo slogan da gestão (“A prefeitura nos bairros cuidando de você”), hashtags (“#PrefeituraPertoDeVocê” e “#CuidandoDeUbatuba”), tipografia da marca (família de tipos Gotham em várias versões), paleta de cores, aplicação da marca, malha de construção, área de proteção, dimensionamento, elementos gráficos e proibições (aplicações divergentes às previstas no manual).

Brasão de Armas de Ubatuba

Outro projeto de lei sobre o uso da logomarca oficial do Município tramita na Câmara. Trata-se do PL 97/21, de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg (PSL), que propõe instituir o Brasão de Armas de Ubatuba como a logomarca oficial da Prefeitura.

Entre outras coisas, o vereador defende que “a manutenção desta única ‘marca’ institucional sem caráter político ideológico, tratá economicidade aos cofres municipais, pois a cada mudança de governo, um novo logo é criado e todo o trabalho desenvolvido em termos de publicidade pelo anterior, é basicamente jogado no lixo”.