Caraguatatuba Cidades

GCM de Caraguatatuba detém procurado pela Justiça e atende chamados do SOS Caraguá pra Elas

Tamoios News
Foto Claudio Gomes

Durante a semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba contabilizou a detenção de um indivíduo procurado pela Justiça e dois chamados pelo aplicativo SOS Caraguá pra Elas, em decorrência de descumprimentos de medidas protetivas.

Por meio do SOS Caraguá pra Elas, uma moradora do bairro Olaria, região Centro/Norte, acionou o Centro de Operações Inteligentes (COI), que imediatamente acionou a GCM. A moradora foi encontrada em sua casa, junto aos seus dois filhos e relatou que seu ex-marido esteve no local, ameaçou sua família de morte e agrediu seu filho de sete anos.

Em patrulhamento pelo bairro, a Guarda conseguiu localizar o indivíduo, que tentou fugir ao ser informado que acabara de descumprir a medida protetiva. Algemado, chegou a agredir um GCM e danificar duas viaturas da Guarda. Foi encaminhado à delegacia e indiciado por diversos crimes.

Outra ocorrência atendida pela GCM foi também por meio do SOS Caraguá pra Elas, dessa vez no bairro Rio do Ouro. Ao chegar à casa onde foi acionado o aplicativo, a equipe encontrou um homem com uma faca em punho, ameaçando sua mãe. A filha da vítima foi quem acionou o botão.

Com a chegada da GCM, o agressor pulou o muro dos fundos da casa na tentativa de fugir, mas a equipe fez o cerco e a captura. Foi necessário uso de algemas para conduzir o agressor à Delegacia da Mulher, onde foi confirmada a validade da medida protetiva.

A terceira ocorrência foi durante um patrulhamento preventivo no bairro Jaqueira, quando a GCM, avistou indivíduos em atitude suspeita e, após abordagem, fez uma consulta criminal que indicou que um deles era procurado pela Justiça. O individuo foi encaminhando à central de flagrantes, na Delegacia de Polícia. O Delegado de plantão ratificou a voz de prisão.

Balanço

No mês de junho, a GCM registrou 2.987 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.

Foram 176 abordagens, 111 ações em apoio às secretarias municipais, 41 ocorrências, 28 ocorrências resolvidas no local, 471 rondas em pontos turísticos, 594 rondas escolares, além de 639 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade).

A GCM também no mês de junho, realizou palestras em 13 escolas, levando para mais de 600 alunos assuntos como bullyng,  uso de drogas e importância dos estudos, entre outros temas.

 Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153