Cidades

Matemática Empregada na Robótica Encanta Alunos em Caraguá

Tamoios News
Cláudia Moysés

Cláudia Moysés

“Como a Matemática é empregada na Robótica” foi o tema da aula prática que oito alunos de diferentes unidades escolares de Caraguá acompanharam no último sábado (26), no Instituto Federal São Paulo – IFSP/Campus Caraguatatuba. Os estudantes (seis meninos e duas meninas) aprenderam como montar um robô e a programar seus movimentos pelo computador.

Para desenvolver as atividades, eles tiveram que resolver problemas de Raciocínio Lógico. Daniel Moura Carvalho, 12 anos, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (CIDE Norte – Casa Branca), disse que aprendeu como projetar os movimentos do robô de forma mais simples ou complexa. “Tivemos que calcular como a máquina ia fazer um quadrado ou um círculo de acordo com o grau de projeção”, contou.

A menina de 11 anos, Michele Pascoal Santos, da EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), disse que não sabia que a robótica é um ramo da ciência cheio de possibilidades. “Ajudei a montar e andar um robô veículo. Foi muito legal e interessante. A aula me mostrou que, usando o Raciocínio Lógico e a Matemática, podemos fazer tudo de várias formas e mais rápido”, afirmou.

O diretor do IFSP/Campus Caraguatatuba, Nelson Alves Pinto, e o professor, Marcelo Hatugai coordenam as aulas. “Nossa proposta é que os alunos tenham outro olhar para a Matemática. Nessa aula eles aprendem a economizar bateria, calcular a distância do deslocamento, a rota mais curta do robô. Montagem e programação também fazem parte do conteúdo”, explicou.

No total, 88 alunos participarão do projeto que terá a duração de 11 semanas. A aula será ministrada sempre aos sábados, das 8h às 12h.

No próximo ano, o IFSP/Caraguatatuba e a secretaria de Educação pretendem ampliar a parceria para que um número maior de alunos seja contemplado com a atividade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.