Cidades Notícias São Sebastião

População e Câmara exigem o cancelamento do contrato da integração de ônibus em São Sebastião

Tamoios News
Foto: Luciano Vieira/CMSS

Na última sessão realizada na Câmara Municipal de São Sebastião, nesta terça-feira, 13 de dezembro, diversos usuários do transporte público estiveram presentes para protestar e solicitar uma posição dos vereadores, no intuito de exigir da Prefeitura de São Sebastião pelo cancelamento do novo contrato anunciado no final de novembro.

A Prefeitura informa que o assunto foi amplamente discutido em audiências públicas, porém, usuários e os próprios funcionários da empresa SOU São Sebastião, foram surpreendidos com as mudanças e relatam não saberem da tal divulgação, assim como mostra a reportagem produzida pelo Portal Tamoios News no primeiro dia das integrações do transporte na cidade.

Leia aqui: https://tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/usuarios-do-transporte-publico-de-sao-sebastiao-demonstram-revolta-com-as-mudancas-estabelecidas-pela-prefeitura/

Foto: Luciano Vieira/CMSS

Em live realizada pelo Prefeito, o Secretário de Segurança, Emerson Elias disse que “o objetivo é reduzir o tempo de espera, mas as pessoas não estão entendendo bem o projeto”.

O Portal Tamoios News conversou com algumas pessoas presentes no protesto

Evanir do Carmo, 36 anos, é moradora do bairro Jaraguá e contou um pouco da sua rotina como usuária do transporte público. “Pego o ônibus do bairro Jaraguá escolinha para me deslocar até o centro de São Sebastião. Antes era linha direta sem baldeação, agora precisamos pegar um ônibus até o Jaraguá, no posto de sáude, e depois descemos e aguardamos mais ou menos 1 hora para pegar o próximo ônibus até o centro. E na volta é do mesmo jeito. Isso é um absurdo para nós moradores. Acaba nos atrasando para entrar no trabalho. O que nós queremos é simples! Linha direta, sem baldeação, saindo da escolinha, passando pela enseada e indo direto para o centro.”

As mudanças anunciadas no transporte estão causando incômodos e atrasos para toda a população. De norte a sul da cidade, a insatisfação é geral. Logo nos primeiros dias da nova integração, a Prefeitura voltou atrás e a Linha Morro do Abrigo acabou tornando a circular como anteriormente.

Outra moradora do Jaraguá, Amanda, de 19 anos, também foi protestar e nos conta: “morei no Jaraguá a vida toda, sempre dependi do transporte público e sempre foi demorado o ônibus para o Jaraguá – escolinha. Atualmente eu moro na Topolândia, porém, sempre estou na escolinha pois tenho familiares que moram lá e que também dependem do ônibus. Esta integração de linhas foi feita sem a consulta dos moradores. De um dia para o outro que fomos notificados através das mídias sociais. É algo totalmente desumano, os moradores da escolinha precisam descer no Jaraguá e esperar um outro ônibus, que está demorando muito, mais de uma hora. As pessoas levam mais tempo para chegar em suas casas e ainda ficam em um ponto de ônibus que não tem estrutura nenhuma. Sem contar que gestantes, PCD’s e idosos dependem desta linha para se locomover.”

Amanda ainda nos relatou que no dia 12/12, o seu cunhado, que já é idoso, acabou passando mal pelo tempo que passou esperando o ônibus debaixo do sol forte, inclusive precisou de atendimento no posto de saúde.

Assim como Ivanir e Amanda, Fátima Aparecida, de 32 anos, também é moradora do Jaraguá e transmitiu as mesmas insatisfações. Ela reclama tanto da demora do ônibus para integração, quanto da obrigatoriedade do cartão, pois sem ele, está pagando mais caro, R$2,50 só para rodar dentro do próprio bairro, além de perder mais tempo no trajeto. Fátima explica que todos os seus familiares dependem do transporte diariamente e que os valores pesaram muito no orçamento da família.

Na sessão em questão, a maioria dos Vereadores concordaram com a população e se propuseram a exigir o cancelamento do contrato das integrações.

Para tal, foi elaborado um documento e assinado pelos vereadores. O ofício foi entregue e protocolado junto à prefeitura de São Sebastião nesta quarta (14).

Além do ofício, foi aprovado o Requerimento nº 547/2022, de autoria do vereador Marcos Fuly, que solicitou, ao Executivo, informações acerca do contrato firmado entre o Município e a empresa de ônibus SOU, “assim como a respeito da efetiva fiscalização/acompanhamento da execução do referido contrato, especialmente quanto à qualidade dos ônibus, o número de passageiros transportados e outros”.

Após as manifestações, já nesta quarta-feira (14), a Prefeitura anunciou uma alteração para Costa Sul. O ponto de integração que estava acontecendo em Juquehy agora está em Barra do Una.

Além do anúncio da alteração, a Prefeitura também emitiu uma nota informando que a empresa “Sou” foi notificada pelos problemas com a linha tronco 2 (liga Juquehy ao Centro da cidade).

Até o fechamento desta matéria a Prefeitura ainda não havia se pronunciado quanto ao documento enviado pela Câmara dos Vereadores.

Por Daniele Murillo / Redação Tamoios News