Caraguatatuba Cidades

SAMU de Caraguatatuba celebra uma década de atuação com mais de 140 mil atendimentos

Neste mês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está comemorando dez anos de atuação em Caraguatatuba. O serviço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2010. De lá pra cá, já foram realizados 141.562 atendimentos de urgência e emergência, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos.

Segundo o SAMU, de janeiro até novembro deste ano, foram atendidas 10.385 ocorrências. No mesmo período do ano passado esse número foi de 12.757, o que representa uma queda de 18,59%.

De acordo com o coordenador de enfermagem e responsável técnico do SAMU, Marcelo Santana, a queda do número de atendimentos está relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Com a pandemia veio o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais em casa. Isso reduziu bastante às ocorrências”, disse.

Entretanto, Marcelo também explicou que com a liberação gradual das atividades pelo governo estadual, conforme o plano de flexibilização, “o SAMU está voltando a normalidades das ocorrências”. Ou seja, o número está aumentando gradativamente, após a liberação dos serviços não essenciais.

Entre os chamados deste ano, 200 estão relacionados a acidentes de trânsito com vítimas, 78 atropelamentos, 245 acidentes envolvendo motocicletas, também com vítimas.

Outro tipo de atendimento realizado pelo SAMU é o de apoio psicológico. Somente nesse período foram atendidos 397 casos psiquiátricos, 123 tentativas de suicídio e 122 casos de surto psicótico.

Depois de passar por adequações de segurança, com treinamentos e equipamentos de proteção individual (EPI), e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), o SAMU também passou a atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 407 chamados.

Quando acionar o SAMU?

O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.

SAMU Caraguatatuba

O serviço no município conta com quatro ambulâncias unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA) com bases descentralizadas nas regiões: central (Jardim Primavera), norte (Massaguaçu) e sul (Perequê Mirim).

A base na região sul foi inaugurada em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Caraguatatuba. Ela fica ao lado do prédio da unidade de pronto atendimento (UPA), inaugurada no mesmo mês.

O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

*Informações da prefeitura de Caraguatatuba