Cultura São Sebastião

Moradores questionam demora do retorno das atividades das Oficinas Culturais

Tamoios News
Foto: Rafael César

Segundo edital divulgado pela prefeitura, atividades começarão somente em abril; Fundação Deodato Santana está em fase de contratação de monitores

Por Rafael César, de São Sebastião

Com a volta às aulas, muitos jovens aproveitam o tempo livre depois ou até antes dos estudos para aprender um instrumento ou mesmo desenvolver algum trabalho artístico dentro das Oficinas Culturais oferecidas pelos municípios da região.

No entanto, em São Sebastião as atividades ainda não retornaram neste primeiro semestre de 2017. Moradores e professores ouvidos pelo Tamoios News afirmaram que estão insatisfeitos com a demora. Isso porque as atividades costumavam geralmente começar em março.

Recentemente, a prefeitura de São Sebastião divulgou um edital de inscrições para profissionais que desejam inscrever projetos culturais a serem executados a partir do dia 3 de abril deste ano, ou seja, data de início das oficinas.

O aluno de uma oficina cultural do bairro da Enseada (Costa Norte do município), Felipe Soares Landes, 20, diz que sem as atividades culturais muitos jovens não têm mais uma atividade no contraturno das aulas para fazer no bairro.

“As oficinas aconteciam no Centro Comunitário do Jaraguá e pararam em meados de agosto do ano passado. Diversas atividades como dança, teatro e violão eram realizadas no local. As atividades voltavam no início de março e em agosto, sempre no começo do mês. Mas, nunca mais retornaram. O pior é que não houve nenhum comunicado antes, só agora em cima da hora”, explicou o jovem.

Uma outra pessoa que não está contente com a situação é uma professora que não quis se identificar. Segundo informou, as medidas tomadas e anunciadas pela prefeitura prejudicarão o desenvolvimento da cultura sebastianense e de todo tipo de manifestação cultural praticada pelos estudantes e artistas.

“São Sebastião é parte de uma história dantesca, temos a cultura local e migrante e temos a cultura erudita. Professores que entram em salas de aula, preocupados com a finalização do contrato tornam a cultura e suas salas vazias. Esta é a realidade, quem vive sabe. Como trabalhar neste sistema? “, questionou a professora.

Outro Lado – Em comunicado á imprensa, a Prefeitura de São Sebastião informou que a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana (FUNDASS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), está com as inscrições abertas até o dia 24 março para os projetos das oficinas culturais.

“As inscrições para os projetos deverão ser realizadas apenas pelos interessados ou por seus representantes legais, na sala da FUNDASS, que fica localizada na rua Altino Arantes, nº 174, no Centro, em dias úteis, nos períodos da manhã, entre 9h e 12h, e no período da tarde, entre 14h e 17h. As aulas terão início no dia 3 de abril”, afirmou trecho da nota.

O edital de contratação dos monitores, que está disponível neste link, fixa prazos, inscrições e os valores de hora trabalhada no regime de prestação de serviços, ou seja, sem vínculo empregatício.

Além disso, a administração municipal começou a reformar prédios que serão utilizados por projetos e estabeleceu parcerias com presidentes de algumas associações de bairro, que possuem oficinas independentes, para ampliar as atividades para toda a população sebastianense.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.